Uma Avaliação da Variação da Temperatura da Superfície do Mar durante a Passagem do Furacão Catarina

Autores

  • Rodrigo Carvalho de Sousa Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Meteorologia, Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA)
  • Rosa Cristhyna de Oliveira Vieira Paes Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Meteorologia, Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA)
  • Gutemberg Borges França Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Meteorologia, Laboratório de Meteorologia Aplicada (LMA)

DOI:

https://doi.org/10.11137/2016_1_91_98

Palavras-chave:

Temperatura da superfície do mar, Satélites, Sensoriamento remoto

Resumo

Neste trabalho tenta-se observar a variação da temperatura da superfície do mar (TSM) durante a passagem do ciclone tropical que atingiu a costa leste do Brasil em 2004, conhecido como furação Catarina, utilizando dados de temperatura da superfície do mar estimado via sensoriamento remoto orbital provenientes de dois sensores nos espectros de micro-ondas e infravermelho termal. Os resultados apontam que houve resfriamento máximo de aproximadamente 2,00o C quando comparados com dados de anos subsequentes ao evento. Além disso, os resultados indicaram, conforme esperado, que durante a passagem do Catarina o resfriamento da TSM realmente ocorreu, atingindo os valores máximos de -1,00o C e -0,99o C quando comparados com a TSM diária do sensor TMI e a composição diária de TSM usando dados dos sensores TMI e AVHRR (via método de interpolação de Barnes), respectivamente. Estimativa de TSM via dados infravermelho pouco contribuiu na análise, enquanto os dados de TSM micro-ondas apresentaram uma razoável capacidade de representar o comportamento qualitativo da TSM durante o evento Catarina. Os resultados estão em conformidade com os encontrados na literatura.

Downloads

Publicado

2017-02-15

Edição

Seção

Artigos