A comunidade dos que escrevem a comunidade

Autores

  • Janaina Rocha de Paula Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG
  • Luis Fernando Balby Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106x/2018202105120

Resumo

Este artigo pretende investigar o pensamento da comunidade a partir dos livros: Comunidade inconfessável, de Maurice Blanchot e Comunidade inoperada, de Jean- Luc Nancy. Esses autores nos oferecem um aparato teórico que nos permite pensar a comunidade como um movimento incessante e ininterrupto, uma exigência inédita que ainda está para ser descoberta. Partindo da experiência literária de três autores que se distanciam no tempo, mas se aproximam na escrita -- Nietzsche, Bataille e Llansol --, abordamos o pensamento da comunidade como algo que se inscreve no campo da abertura de sentido, num domínio, portanto, que é mais da literatura do que da filosofia. Isso pelo fato de que seu o aparecimento requer, na mesma medida, a sua criação.

Biografia do Autor

Janaina Rocha de Paula, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG

Janaina Rocha de Paula é professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UFMG. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, mestrado em psicologia pela UFMG e doutorado em Estudos Literários - Literatura comparada e Teoria da literatura -- Linha de pesquisa: Literatura e Psicanálise -- pela Faculdade de Letras da UFMG. Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: teoria literária, literatura comparada, poéticas da edição e da tradução, escrita, poesia, literatura e psicanálise.

Luis Fernando Balby, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte - MG

Luis Fernando Balby é doutorando em Estudos Literários -- Literatura Comparada e Teoria da Literatura -- linha de pesquisa: Literatura e Psicanálise -- pela Faculdade de Letras da UFMG. Atua em pesquisas principalmente nos seguintes temas: teoria literária e literatura comparada. Possui mestrado em Literatura Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio, e graduação em Letras - Português pela Universidade Estácio de Sá e em Relações Internacionais pela UnB.

Referências

BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.

BATAILLE, Georges. Sobre Nietzsche. Trad. Fernando Scheibe. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017 [1945].

BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. Mario Laranjeira. São Paulo, Martins Fontes, 2004 [1984].

BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005. BLANCHOT, Maurice. A comunidade inconfessável. Trad. Eclair Antônio Almeida Filho. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2013 [1983].

LLANSOL, Maria Gabriela. O livro das comunidades. Lisboa: Relógio D'Água, 1999. LLANSOL, Maria Gabriela. Onde vais, Drama-Poesia? Lisboa: Relógio D'Água, 2000. LLANSOL, Maria Gabriela. A restante vida. Lisboa: Relógio D'Água, 2001.

LLANSOL, Maria Gabriela. Na casa de julho e agosto. Lisboa: Relógio D'Água, 2003. LLANSOL, Maria Gabriela. Contos do mal errante. Lisboa: Assírio & Alvin, 2004.

NANCY, Jean-Luc. A comunidade inoperada. Trad. Soraya Guimarães Hoepfner. Rio de Janeiro: 7Letras, 2016 [1986].

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra. Trad. Mário da Silva. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998 [1891].

Downloads

Publicado

2018-07-06

Edição

Seção

Artigos