Imagens extremas na cena contemporânea

Autores

  • Gabriela Lírio Gurgel Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106x/2018202257268

Resumo

O artigo investiga o uso de imagens extremas em espetáculos contemporâneos, a partir da análise das obras “Pixelated Revolution”, de Rabih Mroué, e “Le Metope Del Paternone”, de Romeo Castellucci. Ambas partem de experiências documentais/ autobiográficas a fim de refletirem sobre as imagens violentas e seu impacto na vida cotidiana dos sujeitos. Parte-se da hipótese de que, ao investir em cenas do teatro do real e fugir da estereotipia e normatização, a arte inaugura novos regimes do visível capazes de provocar deslocamentos e de criar novas relações entre imagens e corpos na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro - RJ

Gabriela Lírio Gurgel Monteiro é fundadora e professora do Programa de Pós- Graduação em Artes da Cena (PPGAC/ECO-UFRJ), que coordenou de setembro de 2013 a setembro de 2015. É professora do curso de Direção Teatral da Escola de Comunicação da UFRJ. É autora dos livros A procura da palavra no escuro (7Letras, 2001) e organizadora de Interseções: Cinema e Literatura (7Letras, 2010). Desenvolve atualmente a pesquisa “A teatralidade cinematográfica e o uso de novos dispositivos na produção de imagens” (PIBIC/CNPq) e “Autobiografia na cena contemporânea”. Publicou artigos em periódicos diversos, nacionais e internacionais. Possui Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004) e Doutorado sanduíche pela Université Paris III (Sorbonne-Nouvelle) (2002), sob orientação de Georges Banu. Em 2016, concluiu Estágio Sênior (CAPES/2016), com supervisão da profa. Dra. Josette Féral, na Université Paris III- Sorbonne Nouvelle, desenvolvendo a pesquisa intitulada “Teatro e Tecnologia”.

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Publicado

2018-07-06

Edição

Seção

Artigos