Silvas em três tempos: emulação e engenho em Estácio, Poliziano, Quevedo
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193525537Resumo
Este trabalho tem por objetivo observar o uso do termo Silua para nomear uma composição poética curta, de tom laudatório e de caráter espontâneo, desde os cinco livros de Estácio até os encômios eruditos de Angelo Poliziano. A partir da consideração de alguns dos seus empregos na Antiguidade, em Varrão, Quintiliano e Suetônio, pretende-se discutir as características das Siluae de Estácio conforme recuperadas por Poliziano; por fim, aponta-se para a continuidade e metamorfose do termo na produção poética em línguas vernáculas, através das Silvas de Quevedo.
Referências
CANCIK, Hubert. Untersuchungen zur lyrischen des P. Papinius Statius. Hildesheim: Georg Olms, 1965.
CLOGAN, Paul M. fte Renaissance Comentators on Statius. In: INTERNATIONAL CONGRESS OF NEO-LATIN STUDIES, 7, 1988, Toronto. Acta Conventus Neo-LatiniTorontonensis: proceedings of the seventh International Congress of Neo- Latin Studies. Toronto, Center for the Medieval and Early Renaissance Studies, 1991, p.273-280.
COLEMAN, Kathleen M. Statius Silvae IV. Oxford: Oxford University, 1988. DELLANEVA, Joann. Ciceronian controversies. Cambridge, Mass.; London: Harvard University, 2007.
DOMINIK, William J. Epigram and Occasional Poetry: Social Life and Values in Martial's Epigrams and Statius' Silvae. In: ZISSOS, Andrew. A Companion to the Flavian Age of Imperial Rome. Malden, MA: John Wiley & Sons, 2016. p. 412-33.
GARTHWAITE, John. fte Panegyrics of Domitian in Martial Book 9. Ramus 22, 1993, p. 79-102.
HARDIE, Alex. Statius and the Silvae: poets, patrons and epideixis in the Graeco- Roman world. Liverpool: David Brown, 1983.
HOLFORD-STREVENS, Leofranc. In search of Poplios Papinios Statios. Hermathena, 168, 2000, p.39-54.
KALLENDORF, Hilaire; KALLENDORF, Craig. Conversations with the Dead: Quevedo and Statius, Annotation and Imitation. Journal of the Warburg and Courtauld Institutes, Vol. 63, p. 131-168, 2000.
JONES, Brian W. The Emperor Domitian. London: Routledge, 1992.
LAGUNA-MARISCAL, Gabriel. Statius' Silvae 3.5.44-49 and the genre of Ovid's Heroides. Rheinisches Museum fürPhilologie, NeueFolge, 137. Bd., H. 3/4, 1994, p. 352-357.
LOONEY, Dennis. Compromising the Classics: Romance Epic Narrative in the Italian Renaissance. Detroit: Wayne State University, 1996.
MCLAUGHLIN, Martin L. fte Dispute between Poliziano and Cortesi. In: MCLAUGHLIN, Martin L. Literary Imitation in the Italian Renaissance. Oxford: Oxford University, 1996.
MCNELIS, Charles. Looking at the forest? fte Silvae and Roman Studies: afterword. Arethusa, 40, 2, Spring, 2007, p. 279-287.
MENGELKOCH, Dustin Larry. Papinian mutability: Statius and early modernity. Tese de doutorado. North Carolina at Chapel Hill. Department of English and Comparative Literature, 2010.
NAUTA, Ruurd. Poetry for patrons: literary communication in the age of Domician. Leiden: Brill, 2002.
NEWLANDS, Carole. Statius, poet between Rome and Naples. London: Bristol Classical, 2012.
NEWLANDS, Carole. Statius and the Poetics of Empire. Cambridge: Cambridge, 2002. PLEKET, H.W. Domitian, the Senate and the Provinces. Mnemosyne, n.14, 1961, p. 296-315.
POLIZIANO, Angelo. Silvae. Ed. and trans. Charles Fantazzi. Cambridge, Massachussetts: Harvard University, 2004.
SOUTHERN, Pat. Domitian: Tragic Tyrant. London; New York: Routledge, 2009. STATIUS. Silvae . Ed. D.R. Shackleton Bailey. Cambridge, Massachussets: Harvard University, 2003.
TANNER, R. G. Epic Tradition and Epigram in Statius ANRW, II.32.5, 1986, p. 3020-3046.
WATERS, K. H. fte Character of Domitian. Phoenix, n.18, 1964. p. 49-77. WHITE, Peter. Presentation and Dedication of the Silvae and Epigrams. JRS, 64: p. 40-61, 1974.
WHITE, Peter. fte Friends of Martial, Statius, Pliny, and the Dispersal of Patronage. HSCP, 79, p. 265-300, 1975.
WRAY, David. Wood: Statius' Silvae and the Poetics of Genius. Arethusa , v. 40, n.2, Spring 2007, p. 127-143.
ZISSOS, Andrew (ed.). A Companion to the Flavian Age of Imperial Rome. Malden/ MA: Wiley-Blackwell, 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.