A circularidade da escrita de Lygia Fagundes Telles
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193557570Resumo
Este ensaio apresenta uma reflexão filosófica sobre a circularidade da escrita de Lygia Fagundes Telles pela impessoalidade do texto literário pregada pelos pós-estruturalistas Michel Foucault, Roland Barthes e Jacques Derrida. Como modelo, faz-se a análise da metanarratividade no conto “Senhor diretor”, da coletânea Seminário dos ratos (1977). Esse texto expõe o jogo de dissimulação no qual o dito é apagado pelo murmúrio do não dito. Com isso, reconhecem-se os processos ambíguos da escrita, que dissimula referências ao mundo externo, enquanto fala de si.
Referências
BARTHES, R. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Antônio Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 1984.
BARTHES, R. S/Z. Trad. de Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. DERRIDA, J. A farmácia de Platão. 2a. ed. Trad. de Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 1997.
DERRIDA, J. Gramatologia. 2. ed. Trad. de Miriam Chnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva , 1999.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. De Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ECO, U. Ironia intertextual e níveis de leitura. In: ECO, Umberto. Sobre literatura. 2a. ed. Trad. de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
FOUCAULT, M. O que um autor? Trad. de Antônio Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. 4a. ed. Lisboa: Passagens, 2002.
GOMES, C. A voz dos excluídos em Lygia Fagundes Telles. Revista Letras, Curitiba, n. 86, 2012, p. 47-58.
GOMES, C. A gramatologia da crítica cultural. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 38, 2015, p. 278-291.
JAMESON, F. ‘Fim da arte' ou ‘fim da história'?. In JAMESON, F. A cultura do dinheiro. Trad. de Maria Elisa Cevasco e Marcos César de Paula Soares. Petrópolis: Vozes, 2001.
JOHNSON, C. Derrida. Trad. de Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 2001. LECHTE, J. 50 pensadores contemporâneos essenciais. Trad. de Fábio Fernandes. 2a. ed. Rio de Janeiro: DIFEL. 2002.
NASCIMENTO, E. Derrida e a Literatura “Notas” de literatura e filosofia nos textos da desconstrução. 2a. ed. Niterói: EdUFF, 2001.
SANTIAGO, S. (Sup.). Glossário de Derrida . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
SANTIAGO, S. Prosa literária atual no Brasil. In: SANTIAGO, S. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANTIAGO, S. Uma literatura anfíbia. In: SANTIAGO, S. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.