A circularidade da escrita de Lygia Fagundes Telles
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017193557570Abstract
Este ensaio apresenta uma reflexão filosófica sobre a circularidade da escrita de Lygia Fagundes Telles pela impessoalidade do texto literário pregada pelos pós-estruturalistas Michel Foucault, Roland Barthes e Jacques Derrida. Como modelo, faz-se a análise da metanarratividade no conto “Senhor diretor”, da coletânea Seminário dos ratos (1977). Esse texto expõe o jogo de dissimulação no qual o dito é apagado pelo murmúrio do não dito. Com isso, reconhecem-se os processos ambíguos da escrita, que dissimula referências ao mundo externo, enquanto fala de si.
References
BARTHES, R. A morte do autor. In: BARTHES, Roland. O rumor da língua. Trad. de Antônio Gonçalves. Lisboa: Edições 70, 1984.
BARTHES, R. S/Z. Trad. de Lea Novaes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. DERRIDA, J. A farmácia de Platão. 2a. ed. Trad. de Rogério Costa. São Paulo: Iluminuras, 1997.
DERRIDA, J. Gramatologia. 2. ed. Trad. de Miriam Chnaiderman e Renato J. Ribeiro. São Paulo: Perspectiva , 1999.
DERRIDA, J. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Trad. De Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
ECO, U. Ironia intertextual e níveis de leitura. In: ECO, Umberto. Sobre literatura. 2a. ed. Trad. de Eliana Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2003.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 13. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.
FOUCAULT, M. O que um autor? Trad. de Antônio Fernando Cascais e Eduardo Cordeiro. 4a. ed. Lisboa: Passagens, 2002.
GOMES, C. A voz dos excluídos em Lygia Fagundes Telles. Revista Letras, Curitiba, n. 86, 2012, p. 47-58.
GOMES, C. A gramatologia da crítica cultural. Revista da Anpoll, Florianópolis, n. 38, 2015, p. 278-291.
JAMESON, F. ‘Fim da arte' ou ‘fim da história'?. In JAMESON, F. A cultura do dinheiro. Trad. de Maria Elisa Cevasco e Marcos César de Paula Soares. Petrópolis: Vozes, 2001.
JOHNSON, C. Derrida. Trad. de Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 2001. LECHTE, J. 50 pensadores contemporâneos essenciais. Trad. de Fábio Fernandes. 2a. ed. Rio de Janeiro: DIFEL. 2002.
NASCIMENTO, E. Derrida e a Literatura “Notas” de literatura e filosofia nos textos da desconstrução. 2a. ed. Niterói: EdUFF, 2001.
SANTIAGO, S. (Sup.). Glossário de Derrida . Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1976.
SANTIAGO, S. Prosa literária atual no Brasil. In: SANTIAGO, S. Nas malhas da letra. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
SANTIAGO, S. Uma literatura anfíbia. In: SANTIAGO, S. O cosmopolitismo do pobre: crítica literária e crítica cultural. Belo Horizonte: Ed UFMG, 2004.
Downloads
Published
Issue
Section
License
THE AUTHOR/S confirm/s his, her or their participation in all stages of work preparation: 1) Conception, project, bibliographical research, analysis and interpretation of data; 2) Writing and reviewing the manuscript; 3) Approval of the final version of the manuscript for publication; 4) Responsibility for all aspects of the work and guarantee for the accuracy and integrity of any part of the work. The submission of works implies the immediate cession, without onus, by all authors, of publication rights to the journal Alea, licensed under CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). The authors are fully responsible for the content of the article and continue to hold all copyrights for subsequent publications of it, and should, if possible, include the reference to the first publication in the journal. Alea does not commit to returning received contributions. Authors of articles, reviews or translations will receive a copy of the journal.