Modulações teopoéticas da história: épica e profecia em Corsino Fortes
DOI:
https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017192377388Resumo
Este artigo propõe uma leitura da obra poética de Corsino Fortes, A Cabeça Calva de Deus, sob a óptica de uma visão literariamente constituída sobre o passado e o devir de Cabo Verde. Será meu propósito explorar o modo como a discursivização épica desta poesia investe numa poética marcadamente bíblica na sua figuração, tematização e injunção (numa paleta que se estende do profético ao escatológico). Por meio da associação elemental entre o mítico e o natural, o argumento explora a forma como esta poesia elege o profético (frequentemente associado ao anúncio do futuro) como possibilidade de reflexão sobre a história (não necessariamente já passada). Será objecto de auscultação a esfera de sacralidade que o texto para si reclama, colocando-se sob o signo de um imaginário bíblico ritualizante, que procede à ressemantização do discurso literário sobre a nação.
Referências
ALVES, Hélio. 2010. Epopeia. E-dicionário de termos literários. Coordenação de Carlos Ceia. Disponível em <http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6048/epopeia/>
AUERBACH, Eric. [1946]. Mimesis. The Representation of Reality in Western Literature. Princeton: Princeton University Press, 2003.
BLANCHOT, Maurice. [1959]. O Livro por vir. Lisboa: Relógio d'Água, 1984. CUERVO, Elena Maria. Juvenco y la épica bíblica: especificidad y crítica literaria. Teoliteraria 1, v. 1, 2011, p. 14-28.
CURTIUS, Ernst. [1952]. European Literature and the Latin Middle Ages. Princeton: Princeton University Press, 1990.
DERRIDA, Jacques. De um tom apocalíptico adoptado há pouco em filosofia. Lisboa: Vega, 1983.
FORTES, Corsino. A Cabeça calva de Deus. São Paulo: Escrituras, 2010.
FRANKE, William. Poetry, Prophecy and fteological Revelation. Oxford Research Encyclopedia of Religion, May 2016, p. 1-28.
____. Poetry and Apocalipse. Theological Disclosures of Poetic Language. Stanford: Stanford University Press, 2009.
FRYE, Northrop. [1957]. Anatomy of Criticism. Four Essays. Princeton: Princeton University Press, 2000.
LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.
LEITE, Ana Mafalda. A Cabeça calva de Deus. Uma trilogia épica fundacional. In: A Cabeça calva de Deus. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.
____. Modalização épica nas literaturas africanas. Lisboa: Vega, 1996. RAMALHO, Christina. A Fala autoral e o plano literário de A Cabeça calva de Deus. In Literatura cabo-verdiana. Leituras universitárias. Edição de Gomes, Mantovani e Pereira. Cáceres: Unemat, 2015, p. 31-46.
____. As Imagens míticas cabo-verdianas em A Cabeça calva de Deus, de Corsino Fortes. Revista Barbante, n. 12, 2014, p. 79-97.
____. Sobre a invocação épica. Cadernos de Letras da UFF, n. 47, 2013, p. 373-391.
____. A Cabeça calva de Deus, de Corsino Fortes: uma trilogia épica carbo-verdiana e universal. Via atlântica, n. 22, 2012, p. 203-206.
RUBINSTEIN, Ernest. Religion and the Muse. The Vexed relation between Religion and Western Literature. New York: State University of New York Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.