Modulações teopoéticas da história: épica e profecia em Corsino Fortes

Autores/as

  • Gonçalo Cordeiro Universidade de Macau Macau

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2017192377388

Resumen

Este artigo propõe uma leitura da obra poética de Corsino Fortes, A Cabeça Calva de Deus, sob a óptica de uma visão literariamente constituída sobre o passado e o devir de Cabo Verde. Será meu propósito explorar o modo como a discursivização épica desta poesia investe numa poética marcadamente bíblica na sua figuração, tematização e injunção (numa paleta que se estende do profético ao escatológico). Por meio da associação elemental entre o mítico e o natural, o argumento explora a forma como esta poesia elege o profético (frequentemente associado ao anúncio do futuro) como possibilidade de reflexão sobre a história (não necessariamente já passada). Será objecto de auscultação a esfera de sacralidade que o texto para si reclama, colocando-se sob o signo de um imaginário bíblico ritualizante, que procede à ressemantização do discurso literário sobre a nação.

Biografía del autor/a

Gonçalo Cordeiro, Universidade de Macau Macau

Professor na Universidade de Macau. Doutor em Literatura Comparada pela Universidade de Lisboa, com uma tese distinguida pelo Centro   de Literatura Portuguesa da Universidade de Coimbra. Ensinou em Estrasburgo (França) e em Díli (Timor-Leste). Integra a equipa de investigação do Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa. A sua investigação privilegia os estudos de mitocrítica e religião, bem como as literaturas em língua portuguesa.

Citas

ALVES, Hélio. 2010. Epopeia. E-dicionário de termos literários. Coordenação de Carlos Ceia. Disponível em <http://edtl.fcsh.unl.pt/business-directory/6048/epopeia/>

AUERBACH, Eric. [1946]. Mimesis. The Representation of Reality in Western Literature. Princeton: Princeton University Press, 2003.

BLANCHOT, Maurice. [1959]. O Livro por vir. Lisboa: Relógio d'Água, 1984. CUERVO, Elena Maria. Juvenco y la épica bíblica: especificidad y crítica literaria. Teoliteraria 1, v. 1, 2011, p. 14-28.

CURTIUS, Ernst. [1952]. European Literature and the Latin Middle Ages. Princeton: Princeton University Press, 1990.

DERRIDA, Jacques. De um tom apocalíptico adoptado há pouco em filosofia. Lisboa: Vega, 1983.

FORTES, Corsino. A Cabeça calva de Deus. São Paulo: Escrituras, 2010.

FRANKE, William. Poetry, Prophecy and fteological Revelation. Oxford Research Encyclopedia of Religion, May 2016, p. 1-28.

____. Poetry and Apocalipse. Theological Disclosures of Poetic Language. Stanford: Stanford University Press, 2009.

FRYE, Northrop. [1957]. Anatomy of Criticism. Four Essays. Princeton: Princeton University Press, 2000.

LARANJEIRA, Pires. Literaturas africanas de expressão portuguesa. Lisboa: Universidade Aberta, 1995.

LEITE, Ana Mafalda. A Cabeça calva de Deus. Uma trilogia épica fundacional. In: A Cabeça calva de Deus. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2001.

____. Modalização épica nas literaturas africanas. Lisboa: Vega, 1996. RAMALHO, Christina. A Fala autoral e o plano literário de A Cabeça calva de Deus. In Literatura cabo-verdiana. Leituras universitárias. Edição de Gomes, Mantovani e Pereira. Cáceres: Unemat, 2015, p. 31-46.

____. As Imagens míticas cabo-verdianas em A Cabeça calva de Deus, de Corsino Fortes. Revista Barbante, n. 12, 2014, p. 79-97.

____. Sobre a invocação épica. Cadernos de Letras da UFF, n. 47, 2013, p. 373-391.

____. A Cabeça calva de Deus, de Corsino Fortes: uma trilogia épica carbo-verdiana e universal. Via atlântica, n. 22, 2012, p. 203-206.

RUBINSTEIN, Ernest. Religion and the Muse. The Vexed relation between Religion and Western Literature. New York: State University of New York Press, 2007.

Publicado

2018-09-11

Número

Sección

Artigos