Cinematismos / babilaques / leituras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/21193110

Resumo

Neste ensaio pretendo, num primeiro momento, articular as teorias de Serguei Eisenstein do “cinematismo” e do “êxtase”, pensadas na relação do cinema com outras obras, para ler os babilaques de Waly Salomão, uma série de fotografias de cadernos, onde caligrafia, imagem, poesia e outras questões como luz, cena e sombras se interconectam. Penso também, como forma de leitura, nas críticas de Josefina Ludmer e Florencia Garramuño. Em um segundo momento pretendo fazer a leitura de alguns babilaques a fim de mostrar como eles trabalham a relação com outras artes e como isso tem a ver com um enfrentamento do presente, mesmo após décadas de sua feitura.

Biografia do Autor

Franklin Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense

Professor adjunto de Teoria da Literatura na Universidade Federal Fluminense e atua na Pós-graduação de Estudos da Literatura. Publicou diversos artigos sobre as relações entre literaturas e outras artes, como fotografia, cinema e teatro. Recentemente publicou o livro de poemas Grandes mamíferos pela editora 7Letras.

Referências

AUMONT, J.; MARIE, M. Cinematismo, êxtase. In: AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5a. ed. Campinas: Papirus Editora, 2018.

BARBOSA, H. M. Jean-Luc Godard. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora, 1968.

BARTHES, R. A câmera clara. Edição Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.

DUBOIS, P. Jean-Luc Godard e a parte maldita da escrita. In: DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaify, 2011, p. 259-288.

EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.

GARRAMUÑO, F. Formas da impertinência. In: KIFFER, A.; GARRAMUÑO, F. Expansões Contemporâneas; literaturas e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 91-108.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001, p. 375.

LUDMER, J. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.

MELOT, M. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

MICHELSON, A. O homem da câmera: de mágico a epistemólogo. Cine-olho, n. 8/9, 1979.

SALOMÃO, W. Me segura que eu vou dar um troço. Guanabara: José Alvaro Editor, 1972.

SALOMÃO, W. Babilaques: alguns cristais clivados. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Kabuki Produções Culturais, 2007.

VERTOV, D. Textos. In: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema. 4a. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilmes, 1983.

Downloads

Publicado

2019-03-25

Edição

Seção

Artigos