Cinematismos / babilaques / leituras
DOI :
https://doi.org/10.1590/1517-106X/21193110Résumé
Neste ensaio pretendo, num primeiro momento, articular as teorias de Serguei Eisenstein do “cinematismo” e do “êxtase”, pensadas na relação do cinema com outras obras, para ler os babilaques de Waly Salomão, uma série de fotografias de cadernos, onde caligrafia, imagem, poesia e outras questões como luz, cena e sombras se interconectam. Penso também, como forma de leitura, nas críticas de Josefina Ludmer e Florencia Garramuño. Em um segundo momento pretendo fazer a leitura de alguns babilaques a fim de mostrar como eles trabalham a relação com outras artes e como isso tem a ver com um enfrentamento do presente, mesmo após décadas de sua feitura.
Références
AUMONT, J.; MARIE, M. Cinematismo, êxtase. In: AUMONT, J.; MARIE, M. Dicionário teórico e crítico de cinema. 5a. ed. Campinas: Papirus Editora, 2018.
BARBOSA, H. M. Jean-Luc Godard. Rio de Janeiro: Gráfica Record Editora, 1968.
BARTHES, R. A câmera clara. Edição Especial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
DUBOIS, P. Jean-Luc Godard e a parte maldita da escrita. In: DUBOIS, P. Cinema, vídeo, Godard. São Paulo: CosacNaify, 2011, p. 259-288.
EISENSTEIN, S. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002.
GARRAMUÑO, F. Formas da impertinência. In: KIFFER, A.; GARRAMUÑO, F. Expansões Contemporâneas; literaturas e outras formas. Belo Horizonte: Editora da UFMG, p. 91-108.
HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2001, p. 375.
LUDMER, J. Aqui América Latina: uma especulação. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2013.
MELOT, M. Livro. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.
MICHELSON, A. O homem da câmera: de mágico a epistemólogo. Cine-olho, n. 8/9, 1979.
SALOMÃO, W. Me segura que eu vou dar um troço. Guanabara: José Alvaro Editor, 1972.
SALOMÃO, W. Babilaques: alguns cristais clivados. Rio de Janeiro: Contra Capa Livraria/ Kabuki Produções Culturais, 2007.
VERTOV, D. Textos. In: XAVIER, I. (org.). A experiência do cinema. 4a. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal/Embrafilmes, 1983.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.