Palavras dos Editores

Autores

Resumo

Sem intenção editorial preconcebida, o presente volume de Alea terminou por configurar-se com um certo predomínio dos estudos da literatura brasileira, fato que nos entusiasma sobremaneira. Um núcleo de oito textos dedicados a essa literatura abre o volume: quatro deles são estudos sobre clássicos do século XIX, a obra de José de Alencar e de Aluísio de Azevedo, dois estão voltados para o estudo da obra de Graciliano Ramos e os dois últimos têm como foco central a narrativa de Roniwalter Jatobá e a poesia de André Luiz Pinto.

Biografia do Autor

Elena Palmero González, Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ

É graduada em Filologia Hispânica (1983) e doutorada em Ciências Filológicas pela Universidad Central de Las Villas (1997). Possui estudos de pós-doutorado em Literatura Latino-americana na Université Paris IV-Sorbonne (2005-2007), na Universidade de São Paulo (2016) e um Estágio Sênior em Yale University (2017). Atualmente, é Professora Titular de Literaturas Hispano-americanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. É Editora chefe da revista Alea: Estudos Neolatinos. Membro do GT/ANPOLL Relações Literárias Interamericanas e líder do grupo de pesquisa Estudos Literários Interamericanos e Transatlânticos (UFRJ). Atua nas linhas de pesquisa da Literatura comparada e da História da literatura, com ênfase na literatura cubana, latino-americana e nas relações literárias interamericanas.

Ana Maria Lisboa de Mello, Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ

É graduada em Letras-Licenciatura em Português e Francês e respectivas literaturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e Mestrado e Doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Área de Teoria da Literatura. Fez estágios de pós-doutoramento no Centre de Recherches sur l Imaginaire, na Université Stendhal, Grenoble III (1995-96), com bolsa do CNPq, na Sorbonne Nouvelle - Paris III (2004) e na University of Toronto (2013-2014), com bolsa CAPES. É membro associada ao Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias (CLEPUL) da Universidade de Lisboa, e ao Centre de Recherches sur les Pays Lusophones (CREPAL) da Université de la Sorbonne Nouvelle. Tem experiência na área de Letras, subáreas de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura, com ênfase em poesia, narrativa, teorias e críticas do imaginário. Vinculou-se em 2017 ao Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (PPGLEN), da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (1C) e editora da revista Alea: Estudos Neolatinos.

Edson Rosa da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ

É graduado e licenciado em de Letras (Português-Francês) (1971) e mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) e doutorado em Letras Modernas (Literatura Francesa) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Atualmente é professor Titular de Língua e Literatura Francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e editor da revista Alea: Estudos Neolatinos. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: André Malraux, Walter Benjamin, escritura, museu imaginário e literatura magrebina.

Marcelo Jacques de Moraes, Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, RJ

é graduado em Psicologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É professor de literatura francesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde 1994 e pesquisador o CNPq desde 2002 (atualmente 1-D). Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade de Paris 8, com bolsa da CAPES (2003), na Universidade de Paris 7, no âmbito do acordo CAPES-Cofecub (2010), e  na UNICAMP (2014-2015). É editor da revista Alea: Estudos Neolatinos e atua regularmente como professor convidado da Universidade Aix-Marselha desde 2008. É professor titular de literatura francesa na Universidade Federal do Rio de Janeiro e, atualmente, recebe a bolsa Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Fabio Akcelrud Durão, Universidade Estadual de Campinas Campinas, SP

É professor Livre-Docente do Departamento de Teoria Literária da UNICAMP. Formou-se em Português/Inglês pela UFRJ, obteve o mestrado em Teoria Literária pela UNICAMP e o doutorado pela Duke University. Editor Associado da revista Alea. De 2014 a 2016 foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Atualmente é membro do Comitê de Assessoramento (CA) da área de Letras do CNPq.

Referências

AMADO, Jorge; SARAMAGO, José. Com o Mar por Meio. Uma Amizade em Cartas. Seleção, organização e notas de Paloma Jorge Amado, Bete Capinan e Ricardo Viel. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ARIZA, Julio. El abandono. Abismo amoroso y crisis social en la literatura argentina reciente, Rosario: Beatriz Viterbo, 2018, pp. 236

BATALHA, Martha. A vida invisível de Eurídice Gusmão. São Paulo: Companhia das Letras, 2016. 188p.

CÁMARA, Mário; KLINGER, Diana; PEDROSA; Celia; WOLFF, Jorge (org.). Indicionário do contemporâneo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2018.

JOUANNA, Arlette. Montaigne. Paris: Gallimard, 2017, 460p.

Downloads

Publicado

2019-10-23

Edição

Seção

Editorial