A vida cotidiana na universidade, em cinco atos

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DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63234

Resumo

Apropriando-se do gênero dramático, que tem alguns de seus procedimentos citados na forma do texto, este artigo desenvolve uma reflexão a respeito do ensino de literatura na universidade brasileira. Na sequência de cinco atos, cada um remetendo a um espaço do ambiente universitário (a sala de aula, a sala de reuniões, a sala de concursos), o texto explora diferentes noções de aprendizado e ensino, comenta respostas a mudanças recentes no corpus e nos corpos presentes na universidade, analisa a relação entre a tradição endógena da cultura patriarcal brasileira e políticas imunitárias e reflete sobre a complexidade da noção de herança, em diálogo com os espectros que assombram as instituições dedicadas ao ensino de literatura, como um dia foi assombrado Hamlet. Ao longo do texto, busca-se apontar para aspectos da materialidade da vida cotidiana na universidade.

Biografia do Autor

Marcos Natali, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Possui Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago e é professor titular de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Publicou os livros A literatura em questão: Sobre a responsabilidade da instituição literária e A política da nostalgia: Um estudo das formas do passado e organizou, com Marcos Siscar, o volume Margens da democracia: a literatura e a questão da diferença. Atualmente estuda teorias críticas da raça, desconstrução e a relação entre literatura e ética.

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Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiê