A vida cotidiana na universidade, em cinco atos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63234

Resumen

Apropriando-se do gênero dramático, que tem alguns de seus procedimentos citados na forma do texto, este artigo desenvolve uma reflexão a respeito do ensino de literatura na universidade brasileira. Na sequência de cinco atos, cada um remetendo a um espaço do ambiente universitário (a sala de aula, a sala de reuniões, a sala de concursos), o texto explora diferentes noções de aprendizado e ensino, comenta respostas a mudanças recentes no corpus e nos corpos presentes na universidade, analisa a relação entre a tradição endógena da cultura patriarcal brasileira e políticas imunitárias e reflete sobre a complexidade da noção de herança, em diálogo com os espectros que assombram as instituições dedicadas ao ensino de literatura, como um dia foi assombrado Hamlet. Ao longo do texto, busca-se apontar para aspectos da materialidade da vida cotidiana na universidade.

Biografía del autor/a

Marcos Natali, Universidade de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil.

Possui Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade de Chicago e é professor titular de Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo. Publicou os livros A literatura em questão: Sobre a responsabilidade da instituição literária e A política da nostalgia: Um estudo das formas do passado e organizou, com Marcos Siscar, o volume Margens da democracia: a literatura e a questão da diferença. Atualmente estuda teorias críticas da raça, desconstrução e a relação entre literatura e ética.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Dossiê