Palavras dos Editores convidados. Por uma pedagogia literária: novas perspectivas para o ensino de e a partir da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63682

Resumo

Editorial

Biografia do Autor

Eduardo Horta Nassif Veras, Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba, MG, Brasil.

Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor adjunto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Autor dos livros O oratório poético de Alphonsus de Guimaraens: uma leitura do Setenário das Dores de Nossa Senhora (2016), Deserto azul [poemas] (2018) e Baudelaire e os limites da poesia (2021). Dedica-se principalmente à teoria da poesia e ao estudo da poesia moderna e contemporânea em contextos francófonos e lusófonos. Atua também como tradutor.

Tiago Guilherme Pinheiro, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Professor de Teoria Literária do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenador do Núcleo de Estudos Benjaminianos (NEBEN) dessa mesma instituição. Tem pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (2015-2020). Doutor pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo (2014) com estágio na Universidad de Buenos Aires (2012-2013). Graduação em Letras – Francês pela Universidade de São Paulo (2010) e Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2005). Trabalha com os seguintes tópicos: literatura e democracia; literatura e violência; pós-estruturalismo; teoria das imagens; teoria pós-colonial e decolonial; poesia e prosa latino-americanas.

Downloads

Publicado

2024-06-28

Edição

Seção

Dossiê