Siempre me ponen como poeta y ensayista: reflexões sobre Libros chiquitos e Chicas en tiempos suspendidos, de Tamara Kamenszain

Autores

Resumo

O presente artigo trata das relações entre o ensaio e a poesia na obra da autora argentina Tamara Kamenszain. A partir de uma leitura da materialidade do texto poético e ensaístico da autora, mas também de entrevistas importantes para o tema concedidas por ela, procuraremos refletir sobre os deslizamentos entre esses dois modos de fazer da obra de Tamara. Nossa leitura se centrará nos últimos títulos publicados pela autora em vida: Libros chiquitos (2020) e Chicas en tiempos suspendidos (2021), ainda que outras obras também sejam analisadas mais pontualmente. Neles, serão privilegiados o movimento ensaístico, no poema, de retomada do termo “poetisa” e a estratégia poética dos estribilhos, no ensaio.

Biografia do Autor

Mariana Fontes da Silva Cunha, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, Brasil

Mariana Fontes. Bolsista de Doutorado do CNPq vinculada ao Programa de Pós-graduação em Teoria e História Literária da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com período sanduíche na Universidad Nacional de La Plata (UNLP), na Argentina, com financiamento da CAPES. Possui graduação em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e mestrado em Letras Neolatinas também pela UFRJ. Foi professora substituta de Literaturas Hispânicas na Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Latino-americanas.

Downloads

Publicado

2024-10-26

Edição

Seção

Dossiê