Não ensaiar: do poético ao ensaístico e de volta outra vez, entre Roland Barthes e Paloma Vidal

Autores

Resumo

Este artigo discute a escrita do ensaio a partir da obra de Roland Barthes. Inicialmente, buscamos demonstrar uma teoria singular do ensaio articulada em seu trabalho, a partir de uma relação ambígua com as escritas acadêmica e literária, entre desejo e recusa. Nossa hipótese é que Barthes trabalha o ensaio como uma reação à escrita; o que o leva a conceber experimentos formais com o gênero. Essa discussão se ilumina também com uma análise do projeto Não escrever, de Paloma Vidal. Estudando Barthes e seu “medo de escrever”, Vidal parte do ensaio para propor um livro que deriva para a poesia. De um a outro, nosso texto realiza uma leitura cruzada: com Barthes se lê o ensaio como reforma do literário; com Vidal, vemos o poético se insurgir a partir do ensaio. De um a outro, podemos caracterizar linhas de força da poética ensaística contemporânea.

Biografia do Autor

Luis Felipe Abreu , Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Luis Felipe Abreu. Bolsista Pós-Doutorado Nota 10 FAPERJ, junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor e mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É autor do livro As rimas internas (Aboio, 2024).

Downloads

Publicado

2024-10-26

Edição

Seção

Dossiê