La Forme de l’essai comme théorie critique
Resumo
L’objectif principal de cet article est de démontrer, dans l’argumentation de « L’essai comme forme », de Theodor Adorno, l’existence d’un ensemble cohérent de prolégomènes à une théorie dialectique de la critique littéraire. Il s’agit de voir dans quelle mesure les attributs de la forme de l’essai peuvent être compris comme des principes d’interprétation de l’œuvre littéraire et quelles limites et contributions l’entendement adornien de ces principes présente pour l’actuel débat épistémologique de la théorie littéraire.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.