Como viver junto

Authors

  • Paloma Vidal Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - SP
  • Mario Cámara Universidade de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106x/2018202913

Abstract

O título do volume 20, número 2, da Alea: Estudos Neolatinos  alude evidentemente, e em primeiro lugar, ao curso que Roland Barthes ofereceu no Collège de France em 1977. Nele abordava uma série de tópicos para pensar sobre uma vida não fascista, em que a palavra não tivesse como objetivo capturar o outro. A essa origem primeira soma-se a 27ª Bienal de São Paulo, realizada em 2006, que a modo de homenagem e como eixo curatorial, utiliza o título do curso de Barthes. O esquema dessa bienal, curada por Lisette Lagnado, interpelou as representações nacionais e afi rmou a arte como uma linguagem que atravessa fronteiras. Tratava-se de diluí-las num momento histórico de relativo otimismo para a América do Sul. O curso de Roland Barthes e a 27ª Bienal serviram de inspiração para um seminário de doutorado que oferecemos na Universidade Nacional de La Plata em 2014. Ali, a pergunta “como viver junto” começou a congregar uma série de refl exões que procuravam problematizá-la a partir de diversos eixos temáticos e teóricos. Sua insistência soava cada vez mais urgente e incerta, num mundo que começava a mostrar signos eloquentes de adentrar um caminho de escuridão. Os desastres ambientais, as migrações forçadas, as crises econômicas nos faziam perguntar que tipo de comunidade era possível imaginar em tempos de hegemonia neoliberal, e o que tinham a  literatura e a arte para dizer sobre os imaginários comunitários.

Author Biographies

Paloma Vidal, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos - SP

Paloma Vidal é escritora e ensina Teoria Literária na Universidade Federal de São Paulo. Publicou Mar azul (Rocco, 2012, romance); Três peças (Dobra, 2014, peças); Durante e Dois (7Letras, 2015, poemas do blog “Lugares onde eu não estou” <http://www.escritosgeograficos.blogspot.com>); e Dupla exposição (Rocco, 2016, contos com imagens de Elisa Pessoa). Seu livro mais recente é Ensaio de voo, publicado em 2017 pela editora artesanal Quelônio. Publicou também os ensaios A história em seus restos: literatura e exílio no Cone Sul (Annablume, 2004) e Escrever de fora: viagem e experiência na narrativa argentina contemporânea (Lumme Editor, 2011). Traduziu vários autores, como Clarice Lispector, Tamara Kamenszain e Margo Glantz. É editora da revista Grumo (<http://www.salagrumo.com>) e da coleção Entrecríticas (editora Rocco), de ensaios de crítica contemporânea. Dirige o ciclo de palestras performáticas “Em obras” (<https://cicloemobras.wordpress.com>), já realizado em Paris, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Mario Cámara, Universidade de Buenos Aires

Mario Cámara é Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, Professor Adjunto de Literatura Brasileira nessa mesma universidade e pesquisador do CONICET. Publicou, entre outros El caso Torquato Neto, diversos modos de ser vampiro en Brasil en los años setenta (2011, Lumen editor) e Corpos pagãos. Usos e figurações na cultura brasileira, 1960-1980 (2014, Editora da UFMG). A máquina performática (2017, Rio de Janeiro, Rocco, em colaboração con Gonzalo Aguilar), Resto épicos. Relatos e imágenes en el cambio de época (2017, Livraria, Buenos Aires, Premio Nacional de Ensayo del Fondo Nacional de las Artes). Desde 2003 faz parte do grupo de editores da revista Grumo (<http://www.salagrumo.com>). Traduziu, entre outros autores, Luiz Ruffato e Paulo Leminski. Foi bolsista em duas ocasiões pelo DAAD para pesquisar no Instituto Iberoamericano de Berlim, pelo GRUPO COIMBRA para realizar una estadia de pesquisa na Universidade de Leiden, Holanda. Foi Professor Visitante naa Universidad de Princeton (EUA) e Fellowship Fulbright para realizar uma estadia de pesquisa nessa mesma universidade.

References

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TONNIES, Ferninand. Comunidad y sociedad. Buenos Aires: Losada, 1947.

Published

2018-07-06

Issue

Section

Editorial