Entrevista com Abdellah Taïa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1517-106X/2024e63252

Resumen

Entrevista com Abdellah Taïa

Biografía del autor/a

Flavia Trocoli Xavier da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Professora de Teoria Literária na UFRJ, pesquisadora do CNPq. Recebeu bolsa Cientista do Nosso Estado FAPERJ de 2019 a 2024. Doutora em Teoria e História Literária pela UNICAMP. Membro-fundador do Centro de Pesquisas Outrarte – a psicanálise entre a ciência e a arte (IEL/UNICAMP). Autora do livro A inútil paixão do ser: figurações do narrador moderno e de ensaios em torno de Clarice Lispector, Virginia Woolf, Marcel Proust, Marguerite Duras, Hélène Cixous e Jacques Derrida. Co-organizadora dos livros: Um retorno a Freud, Giros da interpretação e Teoria Literária e suas fronteiras. Traduziu com Carla Rodrigues Demorar: Maurice Blanchot, de Jacques Derrida.

Davi Andrade Pimentel, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

É pós-doutorando sênior / FAPERJ do Departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, com pesquisa e tradução da obra ficcional de Hélène Cixous. Tem doutorado em Literatura Comparada (UFF, 2014). Publica regularmente artigos científicos sobre literatura francófona e sobre tradução. Em 2024, saem suas traduções de Aminadab e de De Kafka a Kafka, de Maurice Blanchot, pela editora Cultura e Barbárie.

Francisco Renato de Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo bolsista pelo Programa Pós-Doutorado Sênior da Faperj. Foi bolsista Pós-Doutorado nota 10 da FAPERJ, de 2019 a 2023, com Pesquisa sobre os desvios da escrita de Marcel Proust. Doutor em Teoria Literária pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Literatura, UFRJ. Mestre em Literatura Brasileira pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Ceará – UFC. Graduado em Letras pela Universidade de Fortaleza – Unifor.

Publicado

2024-06-28

Número

Sección

Entrevista