Dificuldade de narrar: a prosa ficcional de Severo Sarduy
DOI :
https://doi.org/10.1590/1517-106X/20171917690Résumé
Neste artigo, analiso a obra ficcional de Severo Sarduy, indicando nela a produtividade da tensão entre linguagem, desejo e comunidade para se discutir, numa perspectiva oblíqua, o caráter político do discurso literário neobarroco na América Latina. Ao analisar os textos narrativos, busco problematizar a abordagem formalista do literário, evidenciando a relação entre literatura e experiência, reflexão metalinguística e debate sócio-histórico. No desdobramento desta discussão, enfatizo a percepção a respeito da “dificuldade de narrar”, sinalizada e enformada por Sarduy de diferentes formas: processo discursivo que se liga à noção de crise de valores ideológicos e estéticos, experienciada por esse instigante escritor que atuou decisivamente no campo artístico e intelectual da segunda metade do século XX.
Références
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1999.
CHIAMPI, Irlemar. Barroco e modernidade. São Paulo: Perspectiva, 1998.
DELEUZE, Gilles. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 1991.
GONZÁLEZ ECHEVARRÍA, Roberto. “Plumas, sí: De donde son los cantantes”. In: SARDUY, Severo. Obra Completa. ed. crítica de Gustavo Guerrero y François Wahl (Coords.). Madrid: ALLCA XX/Scipione Cultural, 1999: 1582-1604.
LEZAMA LIMA, José. A expressão americana. São Paulo: Brasiliense, 1988.
LYOTARD, Jean-François. Discours, figure. Paris: Klincksieck, 1971.
NANCY, Jean-Luc. La comunidad inoperante. Santiago de Chile: Arcis, 2000.
ORTIZ, Fernando. Contrapunteo cubano del tabaco y del azúcar. La Habana: Consejo Nacional de Cultura, 1963.
PERLONGHER, Néstor. O negócio do michê. São Paulo: Brasiliense, 1987. RODRÍGUEZ MONEGAL, Emir. “Entrevista a Severo Sarduy”. In: SARDUY,
Severo. Obra Completa. ed. crítica de Gustavo Guerrero y François Wahl (Coords.). Madrid: ALLCA XX/Scipione Cultural, 1999: 1795-1810.
SARDUY, Severo. Obra Completa. ed. crítica de Gustavo Guerrero y François Wahl (Coords.). Madrid: ALLCA XX/Scipione Cultural, 1999. 2 vol.
WAHL, François. “Severo de la rue Jacob”. In: SARDUY, Severo. Obra Completa. ed. crítica de Gustavo Guerrero y François Wahl (Coords.). Madrid: ALLCA XX/Scipione Cultural, 1999: 1447-1550.
WOLFF, Jorge. Telquelismos latinoamericanos: la teoría crítica francesa en el entre-lugar de los trópicos. Buenos Aires: Grumo, 2009.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
O/A/S AUTOR/A/S confirma/m sua participação em todas as etapas de elaboração do trabalho: 1) Concepção, projeto, pesquisa bibliográfica, análise e interpretação dos dados; 2) Redação e revisão do manuscrito; 3) Aprovação da versão final do manuscrito para publicação; 4) Responsabilidade por todos os aspectos do trabalho e garantia pela exatidão e integridade de qualquer parte da obra. O envio dos trabalhos implica a cessão imediata e sem ônus, por parte de todos os autores, dos direitos de publicação para a revista Alea, a qual é filiada ao sistema CreativeCommons, atribuição CC-BY (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/). Os autores são integralmente responsáveis pelo conteúdo do artigo e continuam a deter todos os direitos autorais para publicações posteriores do mesmo, devendo, se possível, fazer constar a referência à primeira publicação na revista. Alea não se compromete a devolver as contribuições recebidas. Autores de artigos, resenhas ou traduções receberão um exemplar da revista.