Rastros do Modernismo em O perfeito cozinheiro das almas deste mundo
Résumé
Como um objeto de arte despretensiosamente dadaísta, o diário escrito pelos frequentadores da garçonnière mantida por Oswald de Andrade em 1918 consiste num inventivo álbum de bricolagens, intercalando imagens à escrita num jogo repleto de trocadilhos. Localizamos este livro-objeto como antecipador da linhagem multifacetária do Modernismo, através de Miss Cyclone, normalista desafiadora das normas sociais da época, explorando a estrutura antropofágica presente n’O perfeito cozinheiro das almas deste mundo. A figura enigmática de “Miss Cyclone”, ao mesmo tempo musa e autora do diário, é também sua razão de existir, e vice-versa. Somente conhecemos Cyclone através de Oswald de Andrade, mas seria possível observar e reconstruir Oswald através de Cyclone? Estudá-la implica em estudar Oswald, mas também é possível fazer o caminho inverso. A principal fonte utilizada foi o Diário da garçonnière, além de cartas e biografias.
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