Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Arquivos em Movimento?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

  1. Escopo da Arquivos em Movimento (AM):

O periódico científico ARQUIVOS em MOVIMENTO é a revista eletrônica da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, cujo objetivo é divulgar e fomentar a produção científica da Educação Física, Esportes, Lazer e Dança; nas diferentes vertentes, das humanas e sociais às biomédicas. Grandes áreas de conhecimento aplicadas ao campo da Educação Física como Fisioterapia, Medicina, Psicologia, Educação, Nutrição e Terapia Ocupacional também fazem parte do escopo da revista.

2.      Artigos científicos publicados pela AM:

Os artigos a serem enviados para publicação devem ser inéditos, com encaminhamento exclusivo para a revista. Os textos podem ser indicados para as seguintes seções:

Artigo científico completo original: Artigo de pesquisa original já concluído.

Artigo de revisão:   Debates teóricos sobre vastos campos da Educação Física e seus temas correlatos, a partir da revisão de literatura, podem ser submetidos à Arquivos em Movimento.

Ponto de vista: Reflexões sobre temas da atualidade a convite da Arquivos em Movimento.

3. Submissão do manuscrito:

a)      Só serão consideradas as submissões realizadas pela internet através do Sistema Eletrônico de Editoração de Revista (SEER) no sítio revistas.ufrj.br/am em arquivo único (.doc).

 

b)      O nome completo do(s) autor(es), sua (s) filiação e e-mail devem ser indicados no ato da submissão no SEER na ordem de contribuição para o estudo. Indicar o autor correspondente e fornecer endereço para correspondência e e-mail.

 

c)      Todo manuscrito submetido à AM deve ser acompanhado de uma carta aos editores assinada pelo autor correspondente como documento suplementar em pdf. A carta deve conter o título do trabalho e nome dos autores .

Ademais, a carta deve conter as seguintes afirmações:

                    i.            Todos os autores revisaram e aprovaram o manuscrito

                  ii.            O presente manuscrito não está sob análise em nenhum outro periódico científico

                iii.            Os autores declaram não haver conflito de interesses no presente estudo

                iv.            Todos os direitos autorais do presente artigo submetido à AM serão transferidos à AM em caso de aceite.

 

Apenas os editores da AM terão acesso a carta. O autor correspondente assume toda a responsabilidade pela submissão em nome de todos os autores. A carta substitui os termos de direitos autorais e conflito de interesse.

 

Se por ventura houver conflito de interesses, o autor principal deve descrever detalhadamente o (s) autor (es) e a natureza do conflito de interesses envolvido na submissão do manuscrito.

 Com o intuito de agilizar o processo de revisão, o autor correspondente deve dizer na carta aos editores qual das áreas abaixo melhor se adequa ao manuscrito submetido:

  • Fisiologia e Bioquímica do exercício, e treinamento desportivo
  • Biomecânica e Cinesiologia
  • Ciências Sociais e História da Educação Física
  • Educação Física Escolar
  • Lazer
  • Educação Física e saúde
  • Dança

 

4. Estrutura do texto

a)      Os artigos a serem submetidos devem ser digitados em língua portuguesa, editor de texto Word for Windows, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5 entrelinhas.

b) Dimensões: folha A4, margens inferior, superior, direita e esquerda com 2,5 cm.

c) Extensão: mínimo de 25.000 e máximo de 40.000 caracteres com os espaços.

d) Os artigos originais devem conter as seguintes seções nesta ordem:  

Título, resumo (máximo 200 palavras) e palavras-chaves em português;

Título, resumo (máximo 200 palavras) e palavras-chaves em inglês;

Fontes de financiamento (se houver)

Conflito de interesses

Introdução (apresentação da problemática do texto, mecanismos teórico metodológicos empregados; anúncio da estrutura do texto);

debate teórico acerca das categorias centrais do texto

Resultados e Discussão

Conclusão;

e

Referências.


e) Artigos de revisão de literatura e ensaio devem conter:

Fontes de financiamento (se houver)

Conflito de interesses e

Introdução (apresentação da problemática, questões a serem enfrentadas e campo teórico a ser investigado);

Fundamentação Teórica;

Discussão do campo teórico revisado

Conclusão;

Referências.

 

f)       Todos os artigos originais submetidos à Arquivos em Movimento devem trazer na seção Métodos o número do protocolo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos do sistema CEP/CONEP e/ou comissão de ética no uso de animais do sistema CEUA/CONCEA. Manuscritos sem o respectivo número de aprovação não serão apreciados pelos editores e serão automaticamente devolvidos aos autores.

 

g)      Com o intuito de garantir um processo duplo-cego de avaliação do manuscrito, nenhuma referência aos autores e seus grupos de pesquisa devem estar presente no manuscrito submetido.

 

h)      As citações e referências devem seguir as normas da ABNT (NBR 10520/2002 e NBR 6023/2002), respectivamente.

 

i)        Figuras e tabelas devem ser inseridas no texto em local adequado e acompanhadas de legenda. As figuras e tabelas devem ser citadas no texto pela ordem de aparecimento e no formato Fig. 1 e Tabela 1. As tabelas devem conter apenas linhas horizontais. No caso de imagem ou dados não originais, indicar fonte e aprovação para republicação da imagem.

 

5. Processamento da submissão

Os textos recebidos serão primeiramente analisados pelo corpo editorial, com vistas a avaliar a pertinência acadêmica e a adequação aos objetivos e normas da revista e, sendo aprovados nesta primeira instância, serão encaminhados a dois ou mais revisores, no sistema de duplo cego, que emitirão os seguintes conceitos:

a)      Aceitar para publicação após pequenas modificações;

b)      Grandes correções obrigatórias;

c)      Submeter a nova rodada de avaliação;

d)     Rejeitar para publicação.

 

Em caso de pareceres a-c os autores devem submeter:

 

          i.            Um arquivo (Word for Windows) contendo respostas ponto-a-ponto a todos os questionamentos levantados pelos revisores e/ou editores e nova versão do manuscrito com todas as modificações realçadas em vermelho. Mais uma vez, nenhuma menção aos autores do trabalho pode ser feita no documento submetido.

  

Maiores informações podem ser obtidas através dos contatos abaixo:

Editor-chefe:

Marcelo Paula de Melo (marcelaomelo@gmail.com)

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. Atesto que  todos os autores revisaram e aprovaram o presente manuscrito submetido a Arquivos em Movimento.
  3. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  4. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
  5. Os autores atestam não haver conflitos de interesse.
  6. Os autores atestam que o presente manuscrito não está sob análise em nenhum outro periódico.
  7. O número de protocolo de aprovação por comitê institucional de pesquisa está citado no manuscrito na seção Métodos.
  8. Todos os autores transferem os direitos autorais do artigo para a Arquivos em Movimento no momento em que o mesmo for aceito para publicação
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.