Análise da postura em escolares de 8 a 14 anos de Maceió-Al: um estudo transversal descritivo

Autores

  • Wanderléia Santos Silva
  • Ellen Priscilla de Lima Silva
  • Sandra Adriana Zimpel
  • Luana Rosa Gomes Torres
  • Rodrigo Silva Perfeito Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Palavras-chave:

Adolescentes e Crianças, Coluna Vertebral, Postura, Escola,

Resumo

Postura é a situação estrutural do corpo em situações dinâmicas e estáticas. Sua falta de harmonia pode trazer lesões e patologias agudas ou crônicas, carecendo de ser avaliada o mais precocemente possível. Desse modo, o objetivo do trabalho é o de analisar a postura de escolares de 8 a 14 anos de uma instituição pública de Maceió/Al para averiguar sua saúde postural. Para tal, utilizamos a metodologia transversal descritiva em 34 participantes que responderam a um questionário semi-estruturado, tiveram seus pesos, mochilas, estaturas, alterações podálicas e perimetria real e aparente mensurados. Pelos resultados, encontramos assimetrias em cabeça, ombros, coluna vertebral e pisadas, sendo estas em geral mais acentuadas no sexo feminino. Como conclusão, percebemos que existe a presença de no mínimo um tipo de alteração postural em todas as crianças avaliadas, e se levarmos em conta que este fato pode estar prejudicando a saúde do discente, a escola deveria ter uma intervenção mais direta, fato inocorrente.

Biografia do Autor

Wanderléia Santos Silva

Graduanda em Fisioterapia pelo CESMAC

Ellen Priscilla de Lima Silva

Graduanda em Fisioterapia pelo CESMAC

Sandra Adriana Zimpel

Mestre em Ensino de Ciências da Saúde

Luana Rosa Gomes Torres

Especialista em Cinesioterapia Funcional pelo CESMAC

Rodrigo Silva Perfeito, Instituto de Pilates, Fisioterapia e Educação: Fisart

Mestre em Ciências da Atividade Física - UNIVERSO

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Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos