Respostas Agudas e Adaptações Crônicas no Tecido Muscular ao Treinamento Intervalado de Alta Intensidade: Uma Abordagem Molecular

Autores

  • Diego Viana-Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Fabio L.C. Cahuê Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Luciane C Barcellos Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Verônica P Salerno Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

Treinamento Intervalado de Alta Intensidade, Metabolismo, PGC1alfa, Adaptações musculares

Resumo

O Treinamento Intervalado de Alta Intensidade (HIIT) tem sido bastante explorado na literatura em função da eficácia de gerar resultados semelhantes aos do exercício aeróbio de longa duração, todavia, com duração muito inferior. HIIT é um modelo de treino que envolve estímulos máximos ou submáximos de esforço intercalado com períodos de recuperação. Algumas investigações avaliam as diferentes evidencias moleculares de forma aguda e crônica dessa prática, entretanto, poucos treinadores compreendem como ocorrem as adaptações a nível molecular. A contração do músculo esquelético aumenta a quebra de ATP, o fluxo de cálcio e inicia a transdução de sinais que modulam o aumento da densidade mitocondrial, como AMPK, CaMK, p38MK, SIRT1 e PGC1α. O objetivo desta revisão é descrever as respostas agudas do exercício a nível molecular, assim como as adaptações crônicas do treinamento físico que modulam a melhora da capacidade física.

Biografia do Autor

Verônica P Salerno, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Gama Filho (1992) , mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) , doutorado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e pós-doutorado pela McLaughlin Research Institute (2007) . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Membro de corpo editorial da Arquivos em Movimento (UFRJ) e Revisor de periódico da Arquivos em Movimento (UFRJ). Tem experiência na área de Bioquímica , com ênfase em Enzimologia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cinética Rápida, Subfragmento 1, ATPase, 24-dinitrofenol, Acto-S1.

Downloads

Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão