Educação Física cultural: carta de navegação

Autores

  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. http://lattes.cnpq.br/5159221005050962

Palavras-chave:

Educação Física, currículo, cultura

Resumo

O cenário de mudanças dos últimos anos impactou diretamente a escola e o ensino da Educação Física. Na tentativa de encontrar alternativas que possam responder ao atual contexto democrático, multicultural, globalizado e profundamente desigual, surge uma proposta baseada nas chamadas teorias pós-críticas. Alinhada ao novo paradigma, a chamada perspectiva cultural do componente concebe as práticas corporais como artefatos da cultura, questiona os marcadores sociais nelas presentes, busca reconhecer os seus sujeitos e promove o diálogo com as diferenças. Para tanto, posiciona professores e estudantes como autores do currículo, por meio da leitura, ressignificação e produção de brincadeiras, danças, lutas, esportes e ginásticas. O presente estudo compilou e analisou a produção científica sobre o assunto para dela extrair os princípios curriculares, procedimentos didáticos e concepção de conhecimento que a perpassam.

Biografia do Autor

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. http://lattes.cnpq.br/5159221005050962

Departamento de Metodologia do Ensino

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Publicado

2017-06-27

Edição

Seção

Artigos de Revisão