PIBID NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA ESCOLAR DESENVOLVIDA SOB A PERSPECTIVA DA PROBLEMATIZAÇÃO

Autores

  • CARLOS HENRIQUE FERREIRA MAGALHÃES PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR
  • Nayara Lopes Modesto
  • João Vitor da Silva Crepaldi

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

Este artigo tem como objetivo explicar a prática escolar do Pibid de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), por meio da análise dos planejamentos desenvolvidos para aulas realizadas com o conteúdo “ato humano de rebater” em múltiplas determinações, bem como observação das respectivas aulas. As aulas foram ensinadas para uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná no ano de 2017. Observou-se a possibilidade de transformação da prática escolar dessa disciplina, por meio da valorização de outros aspectos fundantes da mesma, tais como os aspectos histórico e social. Os pontos refletidos e desenvolvidos nos planejamentos foram de fundamental importância para o desenvolvimento das aulas, assim como na articulação entre teoria e prática. O espaço proporcionado pela CAPES com o projeto, possibilitou o momento de preparação para a prática transformadora do iniciante à docência em Educação Física.

Biografia do Autor

CARLOS HENRIQUE FERREIRA MAGALHÃES, PROFESSOR ADJUNTO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ-PR

Professor do Departamento de Educação Física da UEM-PR.Doutor em Educação UFSCar.

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Publicado

2017-12-31

Edição

Seção

Artigos