PIBID NO ENSINO MÉDIO: UMA PRÁTICA ESCOLAR DESENVOLVIDA SOB A PERSPECTIVA DA PROBLEMATIZAÇÃO

CARLOS HENRIQUE FERREIRA MAGALHÃES, Nayara Lopes Modesto, João Vitor da Silva Crepaldi

Resumo


Este artigo tem como objetivo explicar a prática escolar do Pibid de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá (UEM-PR), por meio da análise dos planejamentos desenvolvidos para aulas realizadas com o conteúdo “ato humano de rebater” em múltiplas determinações, bem como observação das respectivas aulas. As aulas foram ensinadas para uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública do Paraná no ano de 2017. Observou-se a possibilidade de transformação da prática escolar dessa disciplina, por meio da valorização de outros aspectos fundantes da mesma, tais como os aspectos histórico e social. Os pontos refletidos e desenvolvidos nos planejamentos foram de fundamental importância para o desenvolvimento das aulas, assim como na articulação entre teoria e prática. O espaço proporcionado pela CAPES com o projeto, possibilitou o momento de preparação para a prática transformadora do iniciante à docência em Educação Física.


Palavras-chave


Educação Física Escolar ; Pedagogia Histórico-Crítica

Texto completo:

PDF

Referências


DUARTE, N. A individualidade para si: Contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. 2. ed. Campinas, Sp: Autores Associados, 1999.

FONSECA, K. V. O; SILVA, P. R. B. Badminton: Manual de fundamentos e exercícios. Curitiba: M.m. Ono, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola “sem”partido: esfinge que ameaça a educação e a sociedade brasileira. Rio de Janeiro. UERJ. LPP.2017.

FUNDAÇÃO CAPES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO.Pibid: - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. 2008. Publicado: Quarta, 03 setembros 2008 19:48 |. Última atualização: Sexta, 04 marços 2016 10:36. Disponível em: . Acesso em: 16 mar. 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações.11.ed.rev. — Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

SILVA JUNIOR, João dos Reis e FERRETI, Celso João. O Institucional, a organização e a cultura da escola. São Paulo. Xamã. 2004.

SOARES et al. Metodologia do Ensino de Educação Física.1 ed., Editora Cortez. São Paulo -- SP, 1992.

LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. São Paulo, Ed. Loyola, 1986.

MARTINS, L.M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico cultural e da pedagogia histórico-crítica. 2011. 248 p. (Tese Livre-Docente). Departamento de Psicologia, Universidade Estadual Paulista. Bauru-SP, 2011.

PINA, Leonardo Docenaetall,in Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Física. Minas Gerais. Editora UFJF. 2013.

VIGOSTSKY, L.S. A construção do Pensamento e da Linguagem. São Paulo. Martins Fontes. 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556. Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.