Relações entre o corpo, o mecanicismo e o nadar -- um olhar sobre máquinas de natação em ambiente seco

Autores

  • Narayana Astra van Amstel UFPR
  • Cahuane Corrêa UFPR
  • André Mendes Capraro UFPR
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

Palavras-chave:

Natação, Mecanicismo, Máquinas de natação, Pedagogia.

Resumo

O presente artigo objetivou analisar patentes de máquinas americanas e britânicas que ensinam movimentos de natação fora da água. Tais máquinas propõem pessoas executarem a coordenação de braços e pernas em ambientes secos. Filtraram-se aparelhos disponíveis na base de registros online Google Patents, limitadas à língua inglesa, que em sua descrição advogaram a intenção de executar movimentos de estilos natatórios fora da água, seja para aprendizagem ou treinamento. Excluíram-se patentes que não informaram origem do registro ou que não descreveram completamente o equipamento.  Em 168 resultados na busca, 60 máquinas americanas e 11 britânicas foram selecionadas para análise integral. Observou-se que de 1874 até meados dos anos 60 as máquinas predominaram uma concepção de aprendizado em seu propósito de uso, porém a partir de 1974 manifestou-se uma hegemonia na função de treinamento. 

Biografia do Autor

Narayana Astra van Amstel, UFPR

Mestrando em Educação Física - UFPR

Cahuane Corrêa, UFPR

Licenciada em Educação Física -- Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

André Mendes Capraro, UFPR

Doutor em História - UFPR. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Doutor em Educação -- UNICAMP. Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2018-09-18

Edição

Seção

Artigos