PEDAGOGIA DAS ARTES MARCIAIS E ESPORTES DE COMBATE NO BRASIL: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL

Autores

  • Marcelo Moreira Antunes CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE
  • Jose Julio Gaviao de Almeida
  • Samuel Mendonça
  • Jaqueline Martins Patatas
  • Enrique Ortega

Resumo

Objetivou-se analisar a produção do conhecimento sobre pedagogia das artes marciais e dos esportes de combate e apontar questões que subsidiam pesquisas no campo da Educação Física. O método adotado foi a revisão sistemática. Inicialmente foram encontrados 117 artigos publicados entre 1997 a 2011 que tratavam dos temas: artes marciais e esportes de combate. No entanto, apenas 20 artigos se enquadraram como estudos pedagógicos, sendo 55% com preocupações na área escolar e 45% não escolar. A análise se deu a partir de categorias e subcategorias segundo Trilla (1996), Garcia (2009), Perrenoud (2011), Boruchovitch (1999) e Paro (2011). Os resultados da investigação indicaram que os temas estudados foram: estratégias de ensino; avaliação da aprendizagem, formação de professores e seleção e organização de conteúdo. Estes temas foram tratados a partir de dois relatos de experiência, dez trabalhos de campo e oito de revisão de literatura. Pode-se também perceber um incremento na quantidade de trabalhos por ano ao longo do período. Buscou-se descrever os resultados principais, entende-se que a necessidade de estudos sempre será bem-vinda.

Biografia do Autor

Marcelo Moreira Antunes, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA CIDADE

Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Mestre em educação física pela Universidade Gama Filho, Graduado em educação física pelo Centro Universitário da Cidade, é docente do curso de graduação em educação física do Centro Universitário da Cidade. Foi professor de educação física da Rede pública Municipal de Niterói por sete anos.

Downloads

Publicado

2017-11-06

Edição

Seção

Artigos de Revisão