A DINÂMICA DO COMPONENTE CURRICULAR EDUCAÇÃO FÍSICA NO INTERIOR DE DOIS COLÉGIOS MILITARES DE GOIÂNIA

Autores

  • Raphael Henricke Pires Ribeiro Universidade Federal de Goiás
  • Heitor de Andrade Rodrigues Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Educação Física, Colégio Militar, Esporte, Organização Curricular

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi analisar a dinâmica instaurada no componente curricular Educação Física no interior de dois colégios militares, tendo como parâmetro a perspectiva dos professores de Educação Física. No que diz respeito aos procedimentos metodológicos optou-se por uma pesquisa de natureza qualitativa, orientada pelos pressupostos do estudo de casos múltiplos. Para coleta de dados elegeu-se a entrevista semiestruturada. A investigação ocorreu em dois colégios distintos, sendo um recém-militarizado e outro que passou por esse processo há mais tempo. Os resultados apontam que não há influência direta da gestão militar sobre as concepções de Educação Física dos professores e que há diferença significativa na organização curricular das escolas analisadas, com flagrante hegemonia do conteúdo esportivo na escola militarizada há mais tempo.

Biografia do Autor

Raphael Henricke Pires Ribeiro, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Educação Física

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Publicado

2018-09-18

Edição

Seção

Artigos