TRANSFORMAÇÕES CURRICULARES DO ESPORTE ESCOLAR: DO ESPORTIVISMO À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Autores

  • Diogo Muniz Secretaria de Educação da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e da Secretaria de Educação do Estado do Rio de janeiro
  • Janaína da Silva Ferreira Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)
  • Francis Natally de Almeida Anacleto Departamento de Educação Física e Desporto do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. http://orcid.org/0000-0001-5309-1186

Palavras-chave:

Esporte, Currículo, Educação Física

Resumo

Este ensaio propõe analisar o contexto curricular do esporte na Educação Física Escolar, entrelaçando elementos que o caracterizam como conteúdo formativo da área. A partir de uma revisão crítica da literatura, do tipo opinativa, propõe-se discutir sobre as diferentes transformações conceituais relativas ao conteúdo esporte, desde sua análise epistemológica, passando pelas orientações curriculares nacionais até chegar às atuais diretrizes para o Ensino Fundamental propostas pela Base Nacional Comum Curricular.

Biografia do Autor

Diogo Muniz, Secretaria de Educação da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro e da Secretaria de Educação do Estado do Rio de janeiro

Possui graduação em Licenciatura Plena de Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2002). Pós Graduação em Psicomotricidade na Escola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Prevenção a Dependência Química na Escola pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2014). Formação Complementar sobre o Pacto Nacional do Ensino Médio I e II pela SEEDUC-RJ (2015). Professor Colaborador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro nas Atividades Complementares de Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Educação Física (2017). Atualmente é professor colaborador da disciplina de estágio curricular supervisionado da UFRRJ. Atua como professor efetivo na Secretaria Municipal e do Estado do Rio de Janeiro. Autor do primeiro livro de Jump do Brasil. Participa como Pesquisador no GPPEFE/UFRRJ - Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (2017). Mestrando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Janaína da Silva Ferreira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ)

Professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), pertencente ao Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-UERJ).Doutoranda em Ciências da Motricidade na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP Rio Claro, área de concentração: Pedagogia da Motricidade Humana e linha de pesquisa: Formação Profissional, Campo de Trabalho e Ensino de Educação Física; Possui Mestrado em Educação e Graduação em Licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, UFRRJ; Tem interesse nas seguintes linhas de investigação: Formação Profissional e Campo de Trabalho, Desenvolvimento Profissional Docente, Prática Pedagógica, Pedagogia do Esporte e Educação Física escolar. Integra o Grupo de Pesquisa em Pedagogia de Educação Física e Esporte (GPPEFE), UFRRJ, Seropédica; e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF-FPCP), UNESP, Rio Claro. Possui experiência profissional nas áreas de Educação Física Escolar e Treinamento Desportivo. Atuou como professora da Secretaria Municipal (SME) e Estadual (SEEDUC) de Educação do Rio de Janeiro. Desde 2018 é professora das disciplinas Prática em Educação Física Escolar I e Estágio Supervisionado em Educação Física Escolar I no curso de licenciatura em Educação Física da UERJ.

Francis Natally de Almeida Anacleto, Departamento de Educação Física e Desporto do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Francis Anacleto é licenciado em Educação Física pelo UNILESTE-MG. Possui especialização em Educação Física (UFMG), em Supervisão Pedagógica (FMH-ULisboa) e em Análise de Dados em Ciências Sociais (ISCTE-IUL). Mestre e Doutor em Ciências da Educação pela Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa (FMH-ULisboa). Pós-doutor em Ciências da Educação (UFRRJ). Pós-doutor em Ciências da Saúde e Biológica (UNIVASF). Vice-líder do Grupo de Pesquisa Pedagogia da Educação Física e Esporte (GPPEFE -UFRRJ). Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Educação Física e Desporto do Instituto de Educação da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

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Publicado

2018-12-27

Edição

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Artigos