A Evolução do Handebol Feminino no Município de Jacaraú/PB

Alindemon Severino Silva, Mateus David Finco

Resumo


O handebol é um dos esportes mais praticados a nível nacional e mundial e uma das modalidades mais praticadas e ensinadas no âmbito educacional brasileiro. Um dos fatores que podem estar relacionados com o aumento da prática de Handebol, é a Educação Física Escolar, uma vez que esta proporciona ao aluno o primeiro contato com a cultura esportiva. O objetivo desse trabalho visa analisar o desenvolvimento do Handebol feminino no município de Jacaraú/PB. O projeto de pesquisa caracteriza-se como um estudo qualitativo com levantamento histórico e bibliográfico. A amostra incluirá pessoas que fazem ou fizeram parte do Handebol no município, que serão entrevistados mediante aplicação de um questionário semiestruturado. Os dados coletados através das entrevistas serão transcritos e o processamento dos dados dos autores será apresentado de forma descritiva, com a utilização da análise de discursão para posterior categorização. Este estudo serviu para que novas percepções sobre a evolução e a história do handebol na cidade de Jacaraú fossem destacadas através de relatos de atletas, treinadores, professores, gestores e colaboradores. A contribuição desta pesquisa serviu para mostrar a relevância do esporte dentro da escola e os benefícios que essa ferramenta traz para a formação dos alunos.

Palavras-chave


Handebol Feminino; Educação Física Escolar; Evolução do esporte; Desenvolvimento Esportivo.

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRES, S. S. Mulheres e esporte: Handebol em foco. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10 (Anais Eletrônicos), Florianópolis, 2013. Disponível em: . Acesso em: 10 ago. 2017.

ARANTES, G. V. A História do handebol em Minas Gerais. Monografia de Graduação apresentada a Universidade Federal de Minas Gerais. 2010. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2017.

CAMARGO NETTO, F. Handebol. 4. Ed. Porto Alegre: Prodil, 1982.

CORDEIRO, V. H.; LEVANDOSKI, G. Handebol na escola: uma análise do conhecimento de estudantes no ensino médio. HORIZONTES-REVISTA DE EDUCAÇÃO, v. 4, n. 8, p. 33-42, 2017. Disponível em: . Acesso em: 10 agosto 2017.

JOAQUIM, M. H. O conhecimento do handebol na escola e no treinamento. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação Física da Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, UNESC, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 agosto 2017.

KNIJNIK, J. D. Handebol Agôn: o espírito do esporte. 1. Ed. São Paulo:

Odysseus, 2009.

LIMA, J. R. S.; SELOW, M. L. C. Iniciação do handebol de rendimento no âmbito escolar. Vitrine Prod. Acad., Curitiba, v.4, n.1, p.260-287, 2016. Disponível em: . Acesso em: 15 agosto 2017.

MARQUES, R. F. R. Esporte e Qualidade de Vida: reflexão sociológica. 2007. 160 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/275231/1/Marques_RenatoFranciscoRodrigues_M.pdf>. Acesso em: 27 mai. 2018.

NAGI-KUNSAGI, P. Handebol. 2ª ed. Rio de Janeiro: Palestra Edições

Desportiva, 1983.

OLIVEIRA, S. C. V. O processo de ensino e aprendizagem do handebol escolar:

analisando a atuação docente. Coleção Pesquisa em Educação Física, v.11, n.5, 2012. Disponível em: . Acesso em: 15 ago. 2017.

SILVA, Marco Antônio Ferreira da. Handebol: regras ilustradas, técnicas e

táticas. Rio de Janeiro: Tecnoprint, 1983.

TENROLLER, C. A. Handebol teoria e prática. Rio de Janeiro: Sprint

Ltda., 2004.

_____________________. Handebol: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.

TRICHÊS, P. B. M.; TRICHÊS, J. R. Handebol: importância do esporte na escola. Efdeportes.com, Santa Catarina, p.1-1, 2010. Disponível em: . Acesso em: 27 mai. 2018.

ZAMBERLAN, E. Handebol: escolar e de iniciação. Cambé: Imagem, 1999.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1809-9556. Todos os direitos reservados a revista ARQUIVOS em MOVIMENTO e a seus Autores.