Eu luto, tu lutas, nós lutamos: o conceito de luta na abordagem Crítico Superadora

Autores

Palavras-chave:

lutas, abordagem Crítico Superadora, Educação Física escolar

Resumo

A luta pode ser definida como uma disputa entre oponentes, entretanto, pode ser abordada de uma maneira mais abrangente, como proposto pela abordagem Crítico Superadora ao apresentar como sua base metodológica, a conscientização dos seus alunos sobre a luta de classes, burguesia versus trabalhadora. A abordagem CríticoSuperadora surge com o intuitode trazer a reflexão sobre a cultura corporal na aula de Educação Física, trabalhando de forma crítica para superar as desigualdades de classes. Este ensaio analisa o conceito de lutas na abordagem Crítico Superadora, utilizando a principal obra dessaabordagem intitulada “Metodologia do Ensino da Educação Física” (SOARES ET AL, 1992). Concluímos que a luta aparece de forma pertinente nesta abordagem, sendo relevante na sua prática corporal e na sua ação de lutar por uma hegemonia da classe popular.

Biografia do Autor

Carla Chagas Ramalho, Universidade Estadual de Montes Claros

Educação Física escolar

Referências

AURÉLIO. Dicionário do Aurélio Online 2018. Disponível em: <https://dicionariodoaurelio.com/lutar>. Acesso em: 15 ago. 2018.

Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. .Brasília : MEC / SEF, 1998.

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na Escola: Questões e Reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

GOMES, M.S.P. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. Campinas, 2008. 139p, 2008. Dissertação de Mestrado em Educação Física - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas.

JÚNIOR, O. C. Em busca da construção de uma proposta teórico-metodológica para o ensino do judô escolar. Pensar a Prática 3: 97-105, Jul./Jun. 1999-2000

KLIEBARD, H. M. Burocracia e teoria de currículo. Currículo sem fronteiras, v.11, n2, p. 5-22, jul/dez 2011

MARX, K.; ENGELS, F.; O manifesto comunista. Edição RidendoCastigat Mores. Versão para eBook: eBooksBrasil.com. Fonte Digital: RocketEdition de 1999.

Disponível em: <http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf> . Acesso em: 29 Mar 2019.

MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo... e “mente”: a base para a renovação e transformação da educação física. 7. ed. Campinas: Papirus, 1989.

RUFINO, L. G. B. Lutas. In: GONZALEZ, F.J.; DARIDO, S.C.; DE OLIVEIRA, A.A.B. Lutas, Capoeira e Práticas Corporais de Aventura. Maringá: Eduem, 2014, p. 29-68.

SARAIVA JOVEM, Dicionário da Língua Portuguesa Ilustrado. 1ª. ed. 2ª triagem. São Paulo: Saraiva, 2010

SHIROMA, O. E.;MORAES, M. C.; EVANGELISTA, O. Política Educacional. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

SOARES, C. et al. Metodologia o Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2020-03-16

Edição

Seção

Ponto de Vista