EM BUSCA DA MEDIAÇÃO ENTRE AS PEDAGOGIAS CRÍTICAS DO ESPORTE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Renan Santos furtado ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA - PPGED

Palavras-chave:

Esporte, Educação física escolar, Pedagogia crítico-superadora, Pedagogia crítico-emancipatória, Mediação

Resumo

Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que buscou discutir a partir das ideias do Coletivo de Autores (2012) e Kunz (2004), o trato com o esporte nessas abordagens. Assim, teve como problema central: de qual forma o esporte é concebido nas pedagogias crítico-superadora e crítico-emancipatória no que diz respeito aos objetivos do seu ensino na escola? Em relação ao seu objetivo, o estudo intencionou: analisar de qual forma o esporte é tratado nas pedagogias crítico-superadora e crítico-emancipatória no que diz respeito aos objetivos do seu ensino na escola. Sobre os procedimentos metodológicos, utilizamo-nos da dialética materialista como matriz de análise, e da análise de conteúdo como forma de interpretação dos dados. Apontamos que as duas pedagogias são eficazes na crítica ao esporte moderno. No entanto, se diferenciam na proposição de ensino do esporte na escola, em especial, no que diz respeito aos objetivos do ensino e aos processos metodológicos.

Biografia do Autor

Renan Santos furtado, ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UFPA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFPA - PPGED

Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Especialista em Educação Física escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) com exame de qualificação realizado. Professor da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. Professor da SEDUC/PA entre 2017 e 2018. Membro do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ), integrando a linha de pesquisa: Estudos de Formação e Práticas Pedagógicas em Educação e Educação Física. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), de 2014 a 2017. Bolsista do programa Mais Educação durante os anos de 2013 e 2014. Possui aproximação, estudos e pesquisas nos seguintes temas: Processos e Práticas de Formação de Professores; Educação Física Escolar; Práticas Corporais e Questões Epistemológicas e Filosóficas da Educação Física. Apresenta experiência na Educação Física escolar como área de intervenção e pesquisa a partir de vínculos institucionais, empregatícios e programas de políticas públicas.

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão