MULTICULTURALISMO: DIVERSIDADE/ DIFERENÇA NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Fabíola Rocha Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEFD-UFRJ
  • Humberto Almeida dos Santos Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEFD-UFRJ
  • Felipe da Silva Triani Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ http://orcid.org/0000-0001-6470-8823
  • Jorge Felipe Columá Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM
  • Simone Freitas Chaves Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEFD-UFRJ

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação Infantil, Diversidade

Resumo

O objetivo desse estudo foi utilizar-se da ótica Multicultural através de uma proposta pedagógica de ensino na Educação Física Infantil, com sentido de problematizar e valorizar as diferenças e diversidades trazidas pelas “crianças pequenas”, que permeiam a educação e a sociedade. A partir de análises e reflexões textuais, concluímos a importância de reconhecer e valorizar a cultura pertencente a cada indivíduo desde seus anos iniciais, e se apropriando da visão Multicultural como conteúdo teórico, para tornar o trabalho pedagógico intencional no lidar com as questões de diferenças e diversidades, seja elas de classe social, credo religioso, etnia, gênero, cultural, entre outras, de maneira respeitosa contribuindo para a desconstrução de preconceitos, formação e constituição do ser social, com reflexo dentro e fora da escola.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PPGCEE-UERJ

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

Jorge Felipe Columá, Centro Universitário Augusto Motta - UNISUAM

Doutor em Educação Física e Cultura - UGF

Simone Freitas Chaves, Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EEFD-UFRJ

Doutora em Educação Física e Cultura - UGF

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão