ANÁLISE COMPARATIVA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA E UMA ESCOLA PRIVADA DE TERESINA/PI

Autores

  • Anna Luiza Gomes Viana UFPI
  • Mara Jordana Magalhães Costa Professora Adjunta do curso de Educação Física - Universidade Federal do Piauí Doutora em Saúde Pública - FSP/ USP

Palavras-chave:

Escolares, Desenvolvimento Infantil, Movimento.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar o nível do desenvolvimento motor de alunos do ensino fundamental de uma escola pública e de uma escola privada de Teresina/PI. A amostra desta pesquisa foi composta por 39 alunos: 20 de escolas públicas e 19 de escolas privadas de Teresina/PI. Os instrumentos de coleta de dados foram: um questionário elaborado pelo próprio pesquisador que abordou questões como a realização de atividade física dentro e fora da escola, entre outros. O outro instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa foi a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). A EDM é um instrumento elaborado por Rosa Neto (2002) com o objetivo de realizar uma avaliação psicomotora das crianças abrangendo um conjunto de provas muito diversificadas e de dificuldades graduadas com o intuito de mensurar o desenvolvimento motor das crianças. Dos alunos pesquisados, 66,67% foram classificados como “normal médio”, além disso, foi possível observar a associação entre o perfil motor e o tipo de escola das crianças avaliadas, e foi encontrada uma diferença significativa (p=0,03). Portanto, pode-se observar que os alunos da escola privada obtiveram um melhor resultado quanto ao perfil motor, quando comparados aos da escola pública.

Biografia do Autor

Anna Luiza Gomes Viana, UFPI

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí

Mara Jordana Magalhães Costa, Professora Adjunta do curso de Educação Física - Universidade Federal do Piauí Doutora em Saúde Pública - FSP/ USP

Professora Adjunta do curso de Educação Física - Universidade Federal do Piauí
Doutora em Saúde Pública - FSP/ USP

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos