ONDE HÁ FUMAÇA, HÁ FOGO! EDUCAÇÃO FÍSICA, FORMAÇÃO E PERSPECTIVA

Autores

  • Jederson Garbin Tenório Rede de Ensino de Mato Grosso https://orcid.org/0000-0002-1482-5762
  • Ronnie Fonseca Barbosa Participante do Grupo de Pesquisa Corporeidade e Ludicidade vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso/MT. Pesquisador do Grupo GEPECS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte Cultura e Sociedade. É membro do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso/MT. Membro do grupo GEPEFEP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante do IFMT e compõe o grupo da Rede CEDES no Estado de Mato Grosso.
  • Lucas Andrade Carvalho Membro do GELC/UNIMEP.

Palavras-chave:

Educação Física, Mercado de Trabalho, Formação Acadêmica, EaD.

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar alguns dados que nos sugerem questões pertinentes em relação à formação acadêmica em Educação Física (EF) diante do novo cenário do Ensino Superior. A indústria do lazer e do entretenimento constitui uma área em desenvolvimento, que tem gerado emprego, renda, investimentos e tem despertado o interesse de diversos grupos da esfera pública e privada. Paralelamente à isso, há um crescimento vertiginoso de cursos de formação na área que seguem a lógica mercantilista e portanto, baseados em obtenção de lucros que de longe, não significam uma preocupação com um ensino de qualidade. Como procedimento metodológico, foi realizada revisão bibliográfica, caracterizando um tipo de análise que corresponde às pesquisas qualitativas. Podemos considerar que o grande número de vagas no ensino superior e a qualidade duvidosa dos cursos, principalmente de EaD, não possibilitem a inserção de muitos profissionais ao mercado de trabalho, que possivelmente não consegue absorver esse número de graduados, com qualidade e elevação de status profissional.

Biografia do Autor

Jederson Garbin Tenório, Rede de Ensino de Mato Grosso

Professor da Rede de Ensino de Mato Grosso.

Graduado em Educação Física pela pela UFMT.

Especialista em Educação Física escolar/UFMT.

Mestre em Ciências do Movimento Humano/UNIMMEP.

Ronnie Fonseca Barbosa, Participante do Grupo de Pesquisa Corporeidade e Ludicidade vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso/MT. Pesquisador do Grupo GEPECS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte Cultura e Sociedade. É membro do GEEFE - Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar e Práticas Pedagógicas vinculado à Universidade Federal de Mato Grosso/MT. Membro do grupo GEPEFEP - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física no Ensino Médio Profissionalizante do IFMT e compõe o grupo da Rede CEDES no Estado de Mato Grosso.

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001), Especialização em Gestão do Treinamento e da Performance Desportiva pelo Instituto Cuiabano de Educação (2007). Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013).

Lucas Andrade Carvalho, Membro do GELC/UNIMEP.

Possui graduação em licenciatura plena em educação física pela Universidade Estadual de Londrina (2005), graduação em licenciatura plena em pedagogia pelo Centro Universitário de Araras Dr. Edmundo Ulson (2010) e mestrado em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (2013). Atualmente é diretor de unidade escolar da Prefeitura Municipal de Paulinia.

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Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Artigos de Revisão