Presença do handebol na Educação Física Escolar: Um estudo com professores que atuam na rede municipal de ensino de Goiânia
Palavras-chave:
Educação, Handebol, Conhecimento, Educação física escolarResumo
O objetivo foi verificar se o handebol é uma modalidade esportiva presente nas aulas de Educação Física escolar, as razões para ausência ou presença da modalidade nas aulas e quais os conhecimentos sobre a modalidade dos professores(as) de Educação Física que atuam na rede municipal de ensino de Goiânia. É uma pesquisa de natureza qualitativa, feita por meio de entrevista semiestruturada e análise qualitativa de conteúdo. A pesquisa foi realizada com 12 professores(as) de Educação Física, concursados e que atuam nos ciclos II e III. Três categorias de analise foram obtidas como resultados: a) perfil dos professores; b) presença do handebol nas aulas de educação física e razões para ministrar esse conteúdo ou não; c) conhecimento e fonte de conhecimento. Com isso, foi possível verificar que a presença do handebol nas aulas de educação física é pequena nessa amostra, as razões estão ligadas a fatores como falta de conhecimento e afinidade dos professores e de estrutura física e material das escolas, e os principais conhecimentos são conteúdos dos fundamentos técnicos da modalidade.
Referências
BARROSO, A.L.R. A utilização de material didático impresso para o ensino de um modelo de classificação do esporte na Educação Física escolar. Tese (Doutorado) Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2015.
BATISTA, L.C.C. Educação Física no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
BRASIL, Secretaria da educação fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2015.
BORGES, R.M.; GAYA, A.C.A.; GONZÁLEZ, F.J.; GALATTI, L.R. Possibilidades de realização do diagnóstico no ensino dos esportes: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. Motrivivência, v.29, n.50, p.104-122, 2017.
DA SILVA, N. L.; FERREIRA, M.S.; PASKO, V.C.; RESENDE, H.G.A. Prática do Handebol na Cultura Físico-Esportiva de Escolares do Rio de Janeiro. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 4, p. 123-143, 2011.
DE SOUZA ANDRES, S.; GOELLNER, S.V. Trajetórias esportivas de jogadoras de handebol e suas narrativas sobre ser profissional da modalidade. Movimento, v. 24, n. 2, p. 527-538, 2018.
GARGANTA, J. Para uma teoria dos jogos desportivos coletivos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Eds). O ensino dos jogos desportivos coletivos. 3 ed. Lisboa: Universidade do Porto, 1998.
GALVÃO, Z.; RODRIGUES, L. H.; SILVA, E. V. Esporte. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. (Coord.). Educação Física na escola. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 176-198.
GALATTI, L.R.; BETTEGA, O.B.; PAES, R.R.; REVERDITO, R.S.; SEOANE, A.M.; SCAGLIA, A.J. O ensino dos jogos esportivos coletivos: avanços metodológicos dos aspectos estratégico-tático-técnicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 639-654, 2017.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social - 6. ed. - São Paulo : Atlas, 2008.
IMPOLCETTO, F. M. et al. Educação Física no Ensino Fundamental e médio: a sistematização dos conteúdos na perspectiva de docentes universitários sistematização dos conteúdos da Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 1, p. 89-109, 2009.
KNIJNIK, J.D. Conceitos básicos para a elaboração de estratégias de ensino e aprendizagem na iniciação à prática do handebol. Revista Ludens–Ciências do Desporto, Lisboa, 75-81, 2004.
KRAHENBÜHL, T.; ROSA, M.L.R.; AMAZONAS, S.M.F.; RODRIGUES, H.A.; LEONARDO, L. Produção Científica Sobre O Ensino Do Handebol Na Educação Física Escolar. Revista Corpoconsciência, v. 22, n. 3, p. 74-85, 2018.
MAYRING, P. Qualitative content analysis: theoretical foundation, basic procedures and software solution. Klagenfurt, 2014.
NASCIMENTO, J.V.; FARIAS, G.O. Construção da identidade profissional em educação física: da formação a intervenção. Florianópolis, SC: Ed. da UDESC, 2012.
UOL Educação. Handebol é esporte mais praticado nas escolas públicas, diz confederação. 23 de julho de 2007. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/ultnot/2007/07/23/ult105u5615.jhtm> Acesso em: 10 de maio de 2019.
PAES, R.R.; BALBINO, H.F. A pedagogia do esporte e os jogos coletivos. DE ROSE, D. et al. Esporte e atividade física na infância e adolescência: uma abordagem multidisciplinar. Porto Alegre: Artmed, p. 73-83, 2009.
SILVA, J.V.P.; DAGOSTIN, K.U.D.; NUNEZ, P.R.M. Educação Física e conteúdos trabalhados nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Motriz, v. 15, n. 3, p. 592-599, 2009.
SILVA, J.V.P.; SILVA, L.L.G. Educação Física nos anos finais do Ensino Fundamental em Campo Grande/MS. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 23, n. 2, p. 22-31, 2015.
SHIGUNOV, V.; PEREIRA, V.R. Pedagogia da educação física. O desporto coletivo na escola. Os componentes afetivos. São Paulo: Ibrasa, 1993.
SOLER, R. Educação Física escolar. Rio de Janeiro. Spirit. 2003
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
TENROLLER, C.. Handebol: Teoria e Prática. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.