Uma apologia da técnica na Educação Física - resenha do livro “As virtudes do esporte na escola”

Autores

Palavras-chave:

Esporte, Educação Física Escolar, Técnica, Regime Militar

Resumo

O presente artigo é uma resenha do livro “As virtudes do esporte na escola”, do Prof° Alessandro Barreta Garcia. Publicado em 2016, o livro adentra o campo acadêmico com o potencial de polemizar as discussões no âmbito da Educação Física escolar. Ao versar sobre as possíveis virtudes da técnica, Garcia defende mecanismos de reprodução dos movimentos tidos como corretos e enaltece o período militar da Educação Física brasileira. O autor, em uma defesa vivaz do Tecnicismo, alega a presença de discursos ideológicos de cunho marxista, progressista e construtivista na Educação Física atual que acabam por minar a importância do esporte na prática pedagógica.

Biografia do Autor

Narayana Astra van Amstel, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Educação Fìsica pela Universidade Federal do Paraná - Linha Esporte, Lazer e Sociedade

Leonardo Girardi Rodriguez, UFPR

Acadêmico do curso de Licenciatura em Educação Fìsica da Universidade Federal do Paraná

Referências

BRACHT, V. A criança que pratica esporte respeita as regras do jogo…capitalista. Revista Brasileira de Ciências do esporte, v. 7, n. 2, p. 62-68, 1986.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992

DAOLIO J; VELOZO. E. L. A. Técnica Esportiva como Construção Cultural: Implicações para a Pedagogia do Esporte. Pensar a Prática, v. 11, n. 1, p. 9-16, jan./ jul. 2008.

GALLAHUE, D.; OZMUN, J; GOODWAY, J. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebês, crianças, adolescentes e adultos. Tennessee: AMGH Editora, 2013.

GARCIA, A (org.). As virtudes do esporte na escola. Jundiaí: Paco Editorial, 2016.

GUEDES, J.; GUEDES, D. Características dos programas de educação física escolar. Revista Paulista de Educação Física, v. 11, n. 1, p. 49-62, 1997.

NAHAS, M; CORBIN, C. Educação para a aptidão física e saúde: justificativa e sugestões para implementação nos programas de educação física. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 6, n. 3, p. 14-24, 1992.

TANI, G; MANOEL, E; KOKUBUN, E; PROENÇA, J. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Editora EPU/USP, 1988.

Downloads

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos