Bacharel ou Licenciado Ampliado: a Relevância da Formação em Educação Física para o Gestor na Seleção Profissional para uma Academia

Autores

  • Andreza Scheffer Sanches Centro Universitário Metodista-IPA
  • Ana Paula Hossel Garcia Centro Universitário Metodista-IPA
  • Alexandre Scherer Centro Universitário Metodista-IPA

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho, Educação Física e Treinamento, Desenvolvimento de Pessoal.

Resumo

A Formação em Educação Física tem sofrido alterações significativas nos últimos anos e foi dividida em licenciatura e bacharelado. Em consequência, a intervenção na sociedade brasileira também tem se mostrado diferente. Objetivo: pensando na formação de um perfil profissional do bacharel em Educação Física e no atendimento das academias de ginástica, este estudo teve por objetivo verificar se os gestores de academias de Porto Alegre realizam a contratação de um novo profissional de Educação Física levando em consideração a sua formação acadêmica. Metodologia: foi utilizada uma metodologia qualitativa descritiva que envolveu entrevistas semiestruturadas com quatro gestores experientes responsáveis pela contratação e acompanhamento de profissionais de Educação Física nas academias. Resultados: a análise das informações foi realizada através da categorização dos dados onde foi possível constatar que os gestores consideram indispensável a formação em Educação Física, porém, não dão preferência em contratar profissional para a intervenção nas academias a partir do currículo de licenciatura ampliada ou de bacharelado. Conclusão: os entrevistados, entretanto, apontaram como aspectos mais relevantes o conhecimento de disciplinas biológicas como fisiologia e cinesiologia, além de valorizar os conhecimentos pedagógicos com relação ao atendimento dos clientes. Levam também em consideração a formação continuada e a proatividade.

Biografia do Autor

Andreza Scheffer Sanches, Centro Universitário Metodista-IPA

Bacharela em Educação Física

Ana Paula Hossel Garcia, Centro Universitário Metodista-IPA

Especialista em Administração, Educação e Segurança no Trânsito pelo Centro de Ensino Superior Dom Alberto (2019) e Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Metodista - IPA (2014). Auxiliar Administrativo Pleno na Coordenadoria de Avaliação Institucional do Centro Universitário Metodista - IPA: auxilia nos processos avaliativos dos Cursos (Censo, ENADE, Visitas in loco, Guia do Estudante) e na criação e alteração dos Documentos institucionais (PDI, PPCs).

Alexandre Scherer, Centro Universitário Metodista-IPA

Possuo graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre (1982), Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente sou professor dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado do Centro Universitário Metodista IPA. Fui pesquisador do Grupo de Pesquisa Educação e Inclusão, na Linha de Pesquisa Formação em Educação e Saúde e do Grupo de Estudos em Educação Física ligado ao Centro Universitário Metodista - IPA. Também sou pesquisador convidado no Grupo de Estudos Qualitativos Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE).

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Publicado

2020-12-22

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Artigos