NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 3 A 5 ANOS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE BALÉ CLÁSSICO NA CIDADE DE TERESINA - PI

Autores

  • MARIA CAROLINE DE OLIVEIRA SILVA Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Mara Jordana Magalhães Costa Professora Adjunta do curso de Educação Física - Universidade Federal do Piauí Doutora em Saúde Pública - FSP/ USP

Resumo

O presente trabalho analisou o nível de desenvolvimento de habilidades motoras de crianças de três a cinco anos de idade praticantes e não praticantes de balé clássico da cidade de Teresina-PI. O estudo foi realizado com 40 crianças do sexo feminino avaliadas por meio dos testes de Rosa Neto (2015), que utiliza o protocolo de avaliação motora "EDM". Os dados foram analisados a partir da estatística descritiva, por meio de médias, porcentagens e desvio padrão. Realizou-se ainda uma estatística inferencial utilizando o teste do qui-quadrado e o teste t para amostras independentes. Os resultados apontaram que o balé clássico pode contribuir para o desenvolvimento das habilidades motoras no que diz respeito à variável motricidade global.

Biografia do Autor

Mara Jordana Magalhães Costa, Professora Adjunta do curso de Educação Física - Universidade Federal do Piauí Doutora em Saúde Pública - FSP/ USP

Professora Adjunta do curso de Educação Física - Universidade Federal do Piauí
Doutora em Saúde Pública - FSP/ USP

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Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Artigos