Resenha do livro "Dialogando sobre o ensino da educação física: o atletismo na escola", editora CRV, 2016

Autores

  • Tiago Souza da Fonseca Raposo Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
  • Felipe da Silva Triani Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte - UERJ http://orcid.org/0000-0001-6470-8823

Palavras-chave:

Atletismo, Esporte, Educação Física Escolar, Escola.

Resumo

O manuscrito em tela trata-se de uma resenha da obra “Dialogando sobre o ensino da educação física: o atletismo na escola”, escrita por um coletivo de autores e publicada pela editora CRV. O livro é composto de quatro capítulos que versam sobre o ensino do atletismo na escola, apresentando desde fundamentos teóricos para a ação docente até sugestões de atividades para a prática pedagógica. Além disso, seis textos didáticos são propostos como recursos de aprendizagem para as aulas de educação física. A obra apresenta temáticas relacionadas ao atletismo na escola já conhecidas e consolidadas na literatura, contudo se manifesta como um rico material para estudantes e professores que desejam trabalhar com a modalidade nas aulas de educação física.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Programa de Pós-graduação em Ciências do Exercício e do Esporte - UERJ

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pela Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO.

Referências

CARDOSO, A. L.; RONSANI, L. R. A prática pedagógica do atletismo na educação física escolar. Revista Kinesis, v. 36, n. 3, p. 102-114, 2018.

CLEMENTE F. M. Princípios pedagógicos dos teaching games for understanding e da pedagogia não-linear no ensino da educação física. Movimento, v. 18, n. 2, p. 315-335, 2012.

JESUS, J. L.; TRIANI, F. S. O ensino do atletismo em um complexo esportivo da baixada fluminense. Valore, v. 5, e-5032, 2020.

MATTHIESEN, S. Q. Atletismo se aprende na Escola - Jundiaí, SP: Editora Fontoura, 2005.

MATTHIESSEN, S. Q. Atletismo: teoria e prática. 2 ed. Rio de Janeiro, RJ: Guanabara Koogan, 2017.

MOURA et al. Dialogando sobre o ensino da educação física: o atletismo na escola. Curitiba: CRV, 2016.

Publicado

2020-12-22

Edição

Seção

Ponto de Vista