A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO FÍSICA NA ANALISE DOS DESVIOS POSTURAIS EM ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA NO MUNICÍPIO DE CRATO - CE.

Autores

Palavras-chave:

avaliação, desvio postural, educação física.

Resumo

Atualmente a postura é definida como a posição ou a atitude do corpo em disposição estática ou o arranjo harmônico das partes corporais a situações dinâmicas. Portanto o propósito deste estudo foi o de averiguar a predominância de desvios posturais. Foram avaliados (n=230) alunos, selecionados por conglomerado com média de idade de 22,7 anos (dp=3,16), composta por 150 homens e 80 mulheres. Depois da avaliação e a coleta de dados, obtivemos os seguintes resultados, nenhum desvio postural (20,0%), escoliose (36,0%), Hipercifose (10,6%) e Hiperlordose (33,4%) para os universitários do sexo feminino, seguido de nenhum desvio postural (20,5%), escoliose (45,5%), Hipercifose (12,5%) e Hiperlordose (22,0%), para os universitários do sexo Masculino. Tais resultados demonstram que as variáveis estudadas acarretam uma diferença significativa entre os universitários do sexo feminino e masculino. Conclui-se que a avaliação física quando realizada de forma adequada pode identifica diversos problemas com a coluna e deste modo o presente estudo propôs apresentar uma metodologia subjetiva de baixo custo para avaliação física analisando diversos aspectos que são de suma importância.

Biografia do Autor

João Paulo da Silva Maciel, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Graduado em Educação Física Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2015).  Especialista em em Educação Física Escolar e Fitness.  Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa da Faculdade Nossa Senhora de Lourdes, Porto Seguro, Bahia.  Especialista em Gestão e Administração Escolar  Faculeste - Faculdade do Leste Mineiro - Coronel Fabriciano - Minas Gerais

Dioneide Pereira da Silva, Centro Universitário Doutor Leão Sampaio

Doutora em Psicologia do Execício e do Desporto Universidade de Lisboa (Faculdade de Motricidade Humana - (FMH) . Mestre em Ciência do Desporto, UTAD, Portugal (Revalidado no Brasil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - (UFRN). Especialista em Dança pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Especialista em Treinamento Personalizado pela Universidade do Grande Rio - Rio de Janeiro.  Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Leão Sampaio - Juazeiro do Norte  Graduada em Educação Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-RN 

Referências

BLACK, A. Escola Postural: uma alternativa para a Saúde da Coluna Vertebral. Porto Alegre: Rígel; 2003.

CANDOTTI, C.T.; MARTINI, L.R.B.; PINTO, R.S. Estudo do equilíbrio postural estático da Cintura pélvica em meninos em Idade escolar. Perfil, vol. 2, nº 2, p. 75-80, 2018.

CANDOTTI, C.; DETSCH, C. A incidência de desvios posturais em meninas de 06 a 17 anos da cidade de Novo Hamburgo. Movimento, 2015.

COSTA, R.F. Composição corporal teoria e prática da avaliação. São Paulo: Manole; 2001.

CORREA, A.L.; PEREIRA, J.S.; SILVA, M. A. G. Avaliação dos desvios posturais em escolares: estudo preliminar. Fisioterapia Brasil. 2015, v. 6, n. 3, p. 175–8.

DAMASCENO, V. O et. al. Tipo físico ideal e satisfação com a imagem corporal de praticantes de caminhada. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 2015, v. 3, n. 11, p. 1-17.

DEJOURS, C. Por um novo conceito de saúde. Revista Brasileira de Saúde Ocupacional, São Paulo, v.14, n.54, p.7-11, abr./ jun.2006.

HEYWARD, V.H. Avaliação e prescrição de exercícios físicos: técnicas avançadas. 6 Ed. São Paulo: Artmed, 2015.

HOEBEL, E.A.; FROST, E.L. Antropologia cultural e social. 2ª ed. São Paulo: Cultrix; 2007.

KENDALL, F.P.; MCCREARY, E.K.; PROVANCE, P.G. Músculos e Funções. 4º ed. São Paulo: Manole; 1995.

MACHADO, A.F.; ABAD, C.C.C. Manual de avaliação física. 2 Ed. São Paulo, Ícone, 2015.

OLIVEIRA, W. D.; TOGASHI, G.G. Treinamento físico para a promoção da saúde e condições especiais. 1 ed. Curitiba: Apris, 2017.

RASCH, P. J. Cinesiologia e Anatomia Aplicada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2001.

RESENDE, J.Á.; SANCHES, D. Avaliação dos desvios posturais em crianças com idade escolar DE 11 A 16 anos. Revista da Educação Física/UEM, 2017, v. 1, n. 21, p. 52-69.

PENHA, P.J.; JOÃO S.M; CASAROTTO, R.A; AMINO, C.J; PENTEADO, D.C. Postural assessment of girls between 7 and 10 years of age. Clinics, 2015, v. 60, n. 01, p.9-16.

PETROSKI, É. L. Antropometria: técnicas e padronizações. 2ª ed. Porto Alegre: Palloti, 2003.

PRESTES, J.; FOSCHINE, D.; MARCHETTI, P.; CHARRO, M.; TIBANA, R. Prescrição e periodização do treinamento de força em academias. 2 Ed. Barueri, Manole, 2015.

SANTOS, C. I. S, et. al. Ocorrência de desvios posturais em escolares do ensino público fundamental de Jaguariúna, São Paulo. Revista Paulista de Pediatria, p. 74 – 80, 2019.

TRIBASTONE, F. Tratado de Exercícios Corretivos Aplicados a Reeducação Motora Postural. São Paulo: Manole; 2001.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Artigos