Jogos Eletrônicos x Prática Deliberada: impactos do conhecimento tático declarativo na iniciação ao futebol

Autores

Palavras-chave:

Iniciação Esportiva, Futebol, Conhecimento Tático Declarativo, Jogos Eletrônicos,

Resumo

Elemento inerente aos Jogos Esportivos Coletivos (JECs), dentre os quais o futebol está incluído, a tática caracteriza a interação dos jogadores com os sistemas dinâmicos do jogo. O conhecimento tático é manifestado por duas vertentes: a processual, designação dos saberes de jogo nas ações; e o declarativo, declarado verbalmente. Assim, o estudo primou por investigar possíveis correlações entre o desenvolvimento do conhecimento tático declarativo (CTD) no futebol entre jovens jogadores com pluralidade de vivências relacionadas à modalidade. Para tanto, o Teste de Mangas foi utilizado como instrumento de coleta, aplicado em integrantes de uma escolinha de futebol voltada à iniciação esportiva. Foi verificado que a idade e o tempo de prática semanal são fatores que interferem positivamente na ampliação do conhecimento tático declarativo no futebol. Ainda, quanto maior a idade, maiores as chances de que a prática deliberada e sistematizada em ambientes formais compense menores tempos de prática. Ambientes como os jogos eletrônicos de futebol e o acompanhamento de jogos da modalidade in loco, todavia, não se mostraram efetivos ao desenvolvimento do conhecimento tático declarativo. Tais indicadores evocam a relevância das escolinhas e projetos de futebol na promoção da capacidade tática de jovens jogadores durante a iniciação esportiva, desde que providas de investimento intelectual e efetuação de procedimentos pedagógicos adequados.

Biografia do Autor

Luís Felipe Nogueira Silva, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP), Mestre em Educação Física (FEF/UNICAMP), Doutorando em Educação Física (FEF/UNICAMP).

Rafael Moller Barros, Universidade Estadual de Campinas

Bacharel em Ciências do Esporte (FCA/UNICAMP).

Alberto Lobato Góes Junior, Universidade Estadual de Campinas

Licenciado em Educação Física (FEFF/UFAM), Mestrando em Educação Física (FEF/UNICAMP)

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação Física (FEF/UNICAMP) e livre-docente (FCA/UNICAMP).

Referências

ABURACHID, L. M. C.; SILVA, S. R.; GRECO, P. J. Nível de conhecimento tático de jogadores e avaliação subjetiva dos treinadores de futebol. Revista Brasileira de Futsal e Futebol. v. 5, n. 18, p. 322-330, 2013.

ALVES, M. F.; LOTUFO, A. D. P.; LOPES, M. L. M. Seleção de variáveis stepwise aplicadas em redes neurais artificiais para previsão de demanda de cargas elétricas. Proceeding Series of the Brazilian Society of Computational and Applied Mathematics. v. 1, n. 1, 2013.

ANDERSON, R. J. Acquisition of cognitive skill. Psychological Review. v. 89; p. 369-406, 1982.

ANDERSON, R. J. BOTHELL, D.; BYRNE, M. D. An integrated theory of the mind. Psychological Review. v. 111, n. 4, p. 1036-1060, 2004.

BANKS, A. P. E.; MILLWARD, J. Differentiating Knowledge in Teams: Effect of Shared Declarative and Procedural Knowledge on Team Performance. Group Dynamics, Theory, Research, and Practice. v. 11, n. 2, p. 95-106, 2007.

BATISTA, M. D. G. Diversão levada a sério: o jogo eletrônico como ambiente de aprendizagem. Hipertextus Revista Digital, v. 6, 2011.

BAYER, C. O ensino dos desportos colectivos. Lisboa: Dinalivros, 1994.

BRITO, J.; MAÇÃS, V. A decisão técnico-táctica no jogador de futebol: estudo comparativo dos processos perceptivo-cognitivos inerentes à decisão técnico-tática em sujeitos dos 12 aos 18 anos, federados e não federados em futebol. Horizonte, v. 14, n. 81, p. 12-16, 1998.

CORTEZ, C. M.; SCAGLIA, A. S. Formação em escolinhas de futebol: perspectivas e expectativas de alunos, pais e professores. Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n. 26. [S.l.], 2018.

COSTA, I. T.; GARGANTA, J. M.; FONSECA, A.; BOTELHO, M. Inteligência e conhecimento específico em jovens futebolistas de diferentes níveis competitivos. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, v. 2, n. 4, p. 7-20, 2002.

COTÊ, J. The influence of the family in the development of talent in sport. The Sport Psychologist, v. 13, p. 395-417, 1999.

COTÊ, J.; BAKER, J.; ABERNETHY, B. Practice and Play in the Development of Sport Expertise, In. EKLUND, R.; TENENBAUM, G (Orgs.). Handbook of Sport Psychology, John Wiley and Sons, 3ª ed. p. 184-202. Hoboken: Nova Jérsei. 2007;

COTÊ, J; STRACHAN, L.; FRASER-THOMAS, J. Participation, personal development and performance through sport. In. HOLY, N. L. (Org.). Positive youth development through sport. p. 34-45. Londres: Routledge, 2008.

DONOHUE, S.E.; WOLDORFF, M. G.; MITROFF, S. R. Video game players show more precise multisensory temporal processing abilities. Attention Perception & Psychophysics. v. 72, n. 4, p. 1120-1129, 2010.

EYSENCK, M. W.; KEANE, M. T. Psicologia cognitiva: um manual introdutório. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

FABIANI, D. J. F.; SCAGLIA, A. J. Pedagogia do jogo: ensino, vivência e aprendizagem do brincar na educação não formal. Corpoconsciência, v. 24, n. 2, p. 103-117, 2020.

FRANCISCO, M. R.; COSTA, G. P.; MIGUEL, H. Conhecimento tático declarativo no Futebol: uma comparação entre atletas masculinos e femininos em diferentes idades. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 12, n; 48, p. 282-288, 2020.

FREIRE, J. B. S. Pedagogia do futebol. 3ª ed. São Paulo: Autores Associados, 2011.

GARGANTA, J. M. Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In: GRAÇA, A., OLIVEIRA, J, (Orgs). O ensino dos jogos desportivos colectivos. Porto: Centro de Estudos dos Jogos Desportivos/Universidade do Porto, p. 11-25, 1994.

GARGANTA, J .M; PINTO, G. O ensino do futebol. In: GRAÇA, A., OLIVEIRA, J, (Orgs). O ensino dos jogos desportivos. 3ª ed. p. 95-135. Santa Maria da Feira: Rainho & Neves; 1998.

GARGANTA, J. M. Ideias e competências para “pilotar” o jogo de futebol. In: TANI, G., BENTO, J. O., PETERSEN, R. D. S. (Orgs). Pedagogia do Desporto. p. 313-326. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.

GALATTI, L. R.; REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R.; SEOANE, A. M. Pedagogia do Esporte: tensão na ciência e os jogos esportivos coletivos. Journal of Physical Education. v. 25, n. 1, p. 153-162, 2014.

GIACOMINI, D. S.; SILVA, E. G.; GRECO, P. J. Comparação do conhecimento tático declarativo de jogadores de futebol de diferentes categorias e posições. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. v. 33, n. 2; p. 445-463, 2011.

GRECO, P. J.; BENDA, R. N. Iniciação esportiva universal: da aprendizagem ao treinamento técnico. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

GRECO, P. J. Conhecimento tático-técnico: eixo pendular da ação tática (criativa) nos jogos esportivos coletivos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v. 20, p. 210-212, 2006.

GRECO, P. J.; FILGUEIRA, F. M. Futebol: um estudo sobre a capacidade tática no processo de ensino-aprendizagem-treinamento. Revista Brasileira de Futebol. v. 1, n. 2, p. 53- 65, 2008.

GREENFIELD, P. M. O desenvolvimento do raciocínio na era da eletrônica: os efeitos da TV, computadores e videogames. [trad. Cecília Bonamine). São Paulo: Summus, 1988.

IROKAWA, G. N. F.; COIMBRA, A.; FERREIRA, R. M.; PENNA, E. M.; ABURACHID, L. M. C.; COSTA, V. T. Comparação do nível de conhecimento tático declarativo de duas equipes de futebol, relacionado ao tempo de prática do atleta e posição que atua em campo. Lecturas: Educación Fisica y Deportes, v. 15, n. 154, 2011.

KAPP, K. M. The gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. San Francisco: Pfeiffer. 2012.

MANGAS, C. J. Conhecimento declarativo no futebol: estudo comparativo em praticantes federados e não-federados, do escalão de sub-14. [Dissertação de Mestrado]. Porto: Faculdade de Desporto da Universidade do Porto- FCDEF-UP; 1999.

McPHERSON, S. L.; VICKERS, J. N. Cognitive control in motor expertise. Journal of Sport and Exercise Psychology, n. 2, p. 274-300, 2004.

MESQUITA, I. Perspectiva construtivista da aprendizagem no ensino do jogo In: NASCIMENTO, J. V.; RAMOS, V.; TAVARES, F. (Orgs.). Jogos desportivos: formação e investigação. p. 103-132. Florianópolis: UDESC. 2013.

MINAYO, M. C.; SANCHES, O. Quantitativo-qualitativo: oposição ou complementaridade? Caderno de Saúde Pública, v. 9, p. 239-262, 1993.

MOREIRA, V. J. P.; MATÍAS, C. J. A. S.; GRECO, P. J. A influência dos métodos de ensino-aprendizagem-treinamento no conhecimento tático processual no futsal. Motriz, v. 19, n. 1, p. 84-98, 2013.

NASCIMENTO, J. V.; RAMOS, V.; MARCON, D.; SAAD, M. A.; COLLET, C. Formação acadêmica e intervenção pedagógica nos esportes. Motriz, v. 15, n. 2: p. 358-366, 2009.

PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.

PIAGET, J. Epistemologia genética. [trad. Álvaro Cabral]. 4ª ed. São Paulo: Martins Fontes. 2012.

RIVERO, T. S.; QUERINO, E. H. G.; STARLING-ALVES, I. Videogame: seu impacto na atenção, percepção e funções executivas. Revista de Neuropsicologia Latinoamericana. v. 1, n. 1, p. 38-52, 2012.

SANTANA, W. C. Pedagogia do esporte na infância e complexidade. In: PAES, R. R.; BALBINO, H. F. (Orgs.) Pedagogia do esporte: contextos e perspectivas. p. 1-22. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

SALGADO, K. R.; SCAGLIA, A. J. Os exergames como recurso didático no ensino do atletismo na educação física escolar. Journal Physical Education. v. 31, p. e3146, 2020.

SCAGLIA, A. J.; O futebol e as brincadeiras de bola: a família dos jogos de bola com os pés. São Paulo: Phorte. 2011.

SCAGLIA, A. J. Pedagogia do jogo: o processo organizacional sistêmico dos jogos esportivos coletivos enquanto modelo metodológico para o ensino. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. v. 17, A1, p. 27-38, 2017.

SCAGLIA, A. J.; Pedagogia, futebol e... rua. Goiânia: Talu Esporte Educacional, 2021a. [E-book].

SCAGLIA, A. J.; COSTA, V. H. S.; BOSCO JÚNIOR, J.; MISUTA, M. S.; MACHADO, J. C. Possibilidades e potencialidades técnico-táticas em diferentes tradicionais jogos/brincadeiras de bola com os pés. Retos, v. 39, n. 1, p. 312-317, 2021b.

SERRA-OLIVARES, J. GARCIA-LOPES, L. M.; CALDERON, A. CUEVAS-CAMPOS, R. Relación del conocimiento táctico de jóvenes futbolistas con la edad, la experiencia y el nivel de pericia. Cuadernos de Psicología de Deporte [online]. v. 15, n. 3, p. 105-112, 2015.

SILVA, M. V.; GRECO, P. J. A influência dos métodos de ensino -aprendizagem- treinamento no desenvolvimento da inteligência e criatividade tática em atletas de futsal. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. v. 23, n. 3, p. 297-307, 2009.

SILVA, L. F. N.; LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J. Epistemologia da prática pedagógica na Educação Física e esporte: mapeamento a partir de um instrumento metodológico. Lecturas: Educación Fisica y Deportes, v. 25., n. 274, p. 145-163, 2021.

TAN, C. W. K.; CHOW, J. I.; DAVIDS, K. How does TGfU work': examining therelationship between learning design in TGfu an a nonlinear pedagogy. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 17, n. 4, p. 331-348, 2012.

TENENBAUM, G. Expert athletes: an integrated approach to decision making. In: STARKES, J.; ERICSSON, K. A. (Orgs.) Expert performance in sports: advances in research on sport Expertise. p. 191-218. Champaing: Human Kinetics, 2003.

TEODURESCU, L. Problemas de teoria e metodologia nos jogos desportivos. Lisboa: Horizonte; 1984.

THIENGO, C. R. Glossário do futebol brasileiro: termos e conceitos relacionados às dimensões técnica e tática. 2ª ed. Rio de Janeiro, 2020. [E-book].

WILLIAMS, M.; DAVIDS, K. Declarative knowledge in sport: A by-product of experience or a characteristic of expertise? Journal of Sport and Exercise Psychology, v. 17, p. 259- 259, 1995.

WILLIAMS, A. M.; WARD, P.; SMEETON, N. J. Perceptual and cognitive expertise in sport: implications for skill acquisition and performance enhancement. In: WILLIAMS, A. M.; HODGES, N. J. (Orgs.) Skill Acquisition in Sport: Research, Theory and Practice. Londres: Routledge, 2004.

Downloads

Publicado

2022-06-14

Edição

Seção

Artigos