PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Participativo, Educação Democrática, Educação Física Escolar.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever como os(as) docentes de Educação Física organizam a sua prática pedagógica a partir do planejamento participativo. Foram analisados 33 relatos de experiências educativas onde os(as) educadores(as) desenvolveram projetos político-pedagógicos de forma democrática, publicados entre os anos 2009 e 2019, em cinco periódicos científicos da Educação Física e 11 livros que apresentam capítulos relacionados ao cotidiano do componente curricular. Os materiais foram submetidos à análise cultural. Observamos que os professores e as professoras de Educação Física organizaram a sua prática político-pedagógica buscando valores democráticos, principalmente a partir do planejamento participativo, se contrapondo substancialmente à concepção bancária de educação, em que o ato de ensinar seria depositar, transferir e transmitir valores e conhecimentos, cabendo ao(à) docente entregar o seu saber aos alunos e alunas.

Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo

Cursou o Bacharelado, a Licenciatura, o Mestrado e o Doutorado em Educação Física na Universidade São Judas. Realizou o Pós-Doutorado na Faculdade de Educação da USP. Foi coordenador pedagógico do Curso de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional de Nível Médio - Modalidade à Distância (2017-2020) e diretor do Departamento de Humanidades do campus São Paulo do IFSP (2020-2021). Atualmente é professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo e Secretário Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) - SP. Tem como linha de pesquisa os seguintes temas: Educação Física Escolar; Currículo; Formação de Professores e Pesquisa Qualitativa.

Marcos Garcia Neira, USP

É licenciado em Educação Física e Pedagogia com Mestrado e Doutorado em Educação, Pós-doutorado em Currículo e Educação Física e Livre-Docência em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, supervisiona pesquisas de pós-doutorado e coordena o Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar (www.gpef.fe.usp.br). Investiga a prática pedagógica da Educação Física com apoio da FAPESP e do CNPq, do qual é Bolsista de Produtividade em Pesquisa.Tem experiência com os seguintes temas: Educação Física escolar, Currículo, Formação de professores e Teorias pós-críticas. 

Referências

BOSSLE, Fabiano. Planejamento de ensino na educação física – uma contribuição ao coletivo docente. Movimento. Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 31-39, 2002.

BOSSLE, Fabiano; MOLINA NETO, Vicente. Leituras para (re)pensar o trabalho coletivo dos professores de Educação Física. Movimento. Porto Alegre, v. 15, n. 3, p. 89-107, 2009.

COLLIER, Luciana Santos. Educação física no colégio Universitário Geraldo Reis: estratégias de fortalecimento dos processos democráticos no cotidiano escolar. In: ANTUNES, Marcelo Moreira; MIRANDA, Márcia. A Educação Física Escolar em colégios de aplicação: múltiplos olhares. Curitiba: CRV, 2017. p. 103-115.

CORSINO, Luciano Nascimento. “Sor, qual a diferença entre um jogo e uma brincadeira? problematizando o jogo com jovens estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano V, v. 2, p. 96-10, 2019.

CORREIA, Walter Roberto. Planejamento participativo e o ensino da Educação Física no 2º grau. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 10, n. 2, p.43-48, jan. 1996.

DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade. Educação Física na Escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JÚNIOR, Osmar Moreira. Para ensinar Educação Física: possibilidades de intervenção na escola. 7ª ed. Campinas: Papirus, 2013.

EL KHOURI, Fernanda Buonome; FREIRE, Elisabete dos Santos. A produção do conhecimento nas aulas de Educação Física: uma experiência com a construção de jogos cooperativos. In: FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças. Curitiba: CRV, 2017. p. 85-100.

EL KHOURI, Fernanda Buonome; ROSSETO JUNIOR, Adriano José. Pedagogia do ensino e aprendizagem para além do esporte nas aulas de Educação Física Escolar. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 3, v. 3, p. 34-45, 2018.

ESCUDERO, Nyna Taylor Gomes. Bicicleta: duas rodas e muitos caminhos. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Praticando estudos culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009. p. 92-104.

FALKEMBACH, Elza Maria Fonseca. Planejamento participativo: uma maneira de pensá-lo e encaminhá-lo com base na escola. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 24ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2008. p. 131-142.

FARIA, Anália Sudário; VIEIRA; Rubens Antonio Gurgel. Mais isso também é futebol? Alguns pontos de vista sobre o esporte/brincadeira que para o país. Cadernos de Formação RBCE. v. 9, n. 2, p. 34-46, 2018.

FARIAS, Uirá de Siqueira; MOREIRA, Vinícius dos Santos; RODRIGUES, Graciele Massoli. Cenas do cotidiano da Educação Física Escolar: aproximações com o pensamento de Paulo Freire. In_ SOUSA, Cláudio Aparecido; NOGUEIRA, Valdilne Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 227-240.

FARIAS, Uirá Siqueira et al. No caminho de novas práticas pedagógicas em Educação Física Escolar. Conexões: Educação Física, Esporte e Saúde. Campinas, v. 15, n. 4, p. 486-504, 2017.

FARIAS, Uirá de Siqueira et al. Educação Física Escolar no Ensino Fundamental: o planejamento participativo na organização didático-pedagógica. Motrivivência. Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 1-24, 2019.

FETH JÚNIOR, Miguel. Uma viagem multicultural através do basquete. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Praticando estudos culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009. p. 152-158.

FRANÇA, Filipe Gabriel Ribeiro; GOMES, Luciana de Freitas. Jogos e brincadeiras tradicionais: reflexões e vivências pedagógicas na Educação Física Escolar. Temas em Educação Física Escolar. Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 117-125, 2019.

FREIRE, Marília. Educação Física Escolar: desafios e compromissos de uma experiência crítica e democrática. Cadernos de Formação RBCE. v. 4, n. 2, p. 33-43, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREITAS, Luiz Carlos. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. São Paulo: Expressão Popular, 2018.

hooks, bell. Eros, erotismo e o processo pedagógico. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 4ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 143-156.

GEMERASCA, Maristela; GANDIN, Danilo. Planejamento participativo na escola. O que é e como se faz. 3ª ed. São Paulo: Loyola, 2004.

LIMA, Iana Gomes; HYPOLITO, Álvaro Moreira. A expansão do neoconservadorismo na educação brasileira. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 45, e190901, 2019.

LIMA, Maria Emília. Acorda professor, dê corda a seu aluno e veja o que com corda se pode fazer. In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. Praticando estudos culturais na Educação Física. São Caetano do Sul, SP: Yendis, 2009. p. 74-83.

LOPES, Franz Carlos Oliveira; SHIGETOMI, Glaucia Tiemi; ALVES, Simone. Amarelinha: brincadeira de bebê ou brincadeira de criança? In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. LIMA, Maria Emilia. Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática – volume 2. São Paulo: FEUSP, 2014. p. 35-49.

LOPES, Yuri Márcio e Silva; VIEIRA, Aline de Oliveira. A construção do saber ensinar caratê nas aulas de Educação Física: enfrentamentos e possibilidades na prática pedagógica da EMEF “Centro de Jacaraípe”, Serra-ES. Cadernos de Formação RBCE. v. 1, n. 1, p. 100-110, 2009.

MATIAS, Rosangela Aparecida. O jogo de queimada à luz da sistematização de quatro blocos de conteúdos temáticos. In: OKIMURA-KERR, Tieme et al. Educação Física no Ensino Fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: CRV, 2017. p. 161-174.

MOREIRA, Evando Carlos; PEREIRA, Raquel Stoilov. A Educação Física na construção do projeto político-pedagógico da escola. In: MOREIRA, Evando Carlos. Educação Física Escolar: desafios e propostas 1. 2ª ed. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009. p. 21-42.

NASCIMENTO, Aline Santos; MORAES, Carina Xavier. Crew 6@B: skate de dedo é brincadeira sim. E daí? In: NEIRA, Marcos Garcia; NUNES, Mário Luiz Ferrari. LIMA, Maria Emilia. Educação Física e culturas: ensaios sobre a prática – volume 2. São Paulo: FEUSP, 2014. p. 51-78.

NOGUEIRA, Valdilene Aline; FREIRE, Elisabete dos Santos. Educação Física e juventudes: o relato de uma construção curricular. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Educação Física Escolar no Ensino Médio: a prática pedagógica em evidência. Curitiba: CRV, 2018. p. 115-128.

NOGUEIRA, Valdilene Aline et al. A influência do pensamento freireano na Educação Física escolar: perspectivas contra-hegemônicas de pesquisa e ensino. Revista de Educação Popular. Uberlândia, v. 20, n. 3, p. 142-163, 2021.

NUNES, Luciana de Oliveira et al. Planejamento de ensino e Educação Física: uma revisão de literatura em periódicos nacionais. Motrivivência. Florianópolis, v. 29, n. 52, p. 280-294, 2017.

OLIVEIRA, Suzan Kelly Fiuza de Souza et al. A queimada e suas variações: indicativos para uma prática participativa na Educação Física Escolar. Cadernos de Formação RBCE. v. 10, n. 1, p. 32-43, 2019.

SCARPATO, M. Educação Física: como planejar as aulas na Educação Básica. São Paulo: Avercamp, 2007.

SILVA, Peterson Amaro; SOUSA, Claudio Aparecido. A tematização dos jogos olímpicos na escola: uma proposta de planejamento participativo muito além dos esportes. In: MALDONADO, Daniel Teixeira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira. Os professores como intelectuais: novas perspectivas didático-pedagógicas na Educação Física Escolar brasileira. Curitiba: CRV, 2018. p. 245-264.

PEREIRA, Raquel Stoilov; MOREIRA, Evando Carlos. Construindo brincadeiras e conhecimentos: relatos de uma experiência nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Conexões: revista da faculdade de Educação Física da UNICAMP. Campinas, v. 19, n. 2, p. 198-218, 2011.

SILVA, Peterson Amaro; NOFFS, Neide de Aquino. Planejamento participativo nas aulas de Educação Física Escolar: significados existentes nesta proposta. Curitiba: Brazil Publishing, 2020.

SILVA, Peterson Amaro; SOUSA, Cláudio Aparecido; FREIRE, Elisabete dos Santos. Planejamento participativo e a tematização do tiro com arco na Educação Física Escolar: contribuições freirianas na prática pedagógica. In_ SOUSA, Cláudio Aparecido; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar e Paulo Freire: ações e reflexões em tempos de chumbo. Curitiba: CRV, 2019. p. 241-254.

SILVA, Peterson Amaro et al. Planejamento participativo e Educação Física Escolar: a tematização do parkour em diferentes escolas. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano V, v. 2, p. 110-127, 2019.

SOARES, Edgar Mendes. Que som é esse? Batendo copos na escola. In: NEIRA, Marcos Garcia. Educação Física cultural: o currículo em ação. São Paulo: Labrador, 2017. p. 53-60.

SORDI, Mara Regina Lemes. A qualidade social da escola pública em confronto com a lógica dos reformadores empresarias. In: SORDI, Mara Regina Lemes; VARANI, Adriana; MENDES, Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz. Qualidade da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 83-100.

SOUSA, Cláudio Aparecido. Esporte de combate: a esgrima como prática pedagógica inovadora nas aulas de Educação Física Escolar. In: FARIAS, Uirá de Siqueira; NOGUEIRA, Valdilene Aline; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças. Curitiba: CRV, 2017. p. 115-128.

SOUSA, Cláudio Aparecido; SILVA, Oriel; MALDONADO, Daniel Teixeira. Jogos e brincadeiras nas aulas de Educação Física Escolar: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 3, v. 1, p. 88-104, 2017.

SOUSA, Cláudio Aparecido; SILVA, Oriel. Práticas pedagógicas de dois professores de Educação Física e o tratamento da dimensão conceitual do conteúdo. Brasileira de Educação Física Escolar. Ano 2, v. 2, p. 111-124, 2016.

SOUSA, Cláudio Aparecido; SILVA, Peterson Amaro. Da rua para a escola: o skate transpondo obstáculos. In: NOGUEIRA, Valdilene Aline; FARIAS, Uirá de Siqueira; MALDONADO, Daniel Teixeira. Práticas pedagógicas inovadoras nas aulas de Educação Física Escolar: indícios de mudanças 2. Curitiba: CRV, 2017. p. 117-130.

SOUSA, Cláudio Aparecido; SILVA, Peterson Amaro; MALDONADO, Daniel Teixeira. Muito além da prática pela prática: Educação Física como componente curricular da Educação Básica. Cadernos de Formação RBCE. v. 8, n. 1, p. 55-66, 2017a.

__________. Círculo de cultura e Educação Física Escolar: reflexões de um docente sobre a sua prática pedagógica. Cadernos de Formação RBCE. v. 8, n. 2, p. 9-19, 2017b.

SOUZA, Aécio Gomes de; FREIRE, Elisabete dos Santos. Planejamento Participativo e Educação Física: Envolvimento e opinião dos alunos do ensino médio. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 7, n. 3, p.29-36, jul. 2008.

ULASOWICZ, Carla. A sistematização de conteúdos na Educação Física Escolar: relato de experiência no 1º ano do Ensino Fundamental I. In: OKIMURA-KERR, Tieme et al. Educação Física no Ensino Fundamental I: perspectiva de sistematização dos blocos de conteúdos temáticos. Curitiba: CRV, 2017. p. 79-100.

VENÂNCIO, Luciana. Planejamento participativo em Educação Física Escolar: um contexto situado de relações com os saberes e corresponsabilidades. In: VENÂNCIO, Luciana et al. Educação Física no Ensino Fundamental II: saberes e experiências educativas de professores(as) pesquisadores(as). Curitiba: CRV, 2017. p. 65-96.

VIEIRA, Pollyane Barros Albuquerque; FREIRE, Elisabete dos Santos; RODRIGUES, Graciele Massoli. Folguedos juninos: o ensino da dança sob a perspectiva das dimensões dos conteúdos. Motrivivência. Florianópolis/SC, v. 30, n. 55, p. 248-257, 2018.

WORTMANN, Maria Lucia Castagna. Análises culturais – um modo de lidar com histórias que interessa à educação. In: COSTA, Maria Vorraber. Caminhos Investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. 2ª ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007. p. 71-90.

Publicado

2022-09-01

Edição

Seção

Artigos de Revisão