A TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE E LAZER NO BRASIL (1937-2003)

Autores

Palavras-chave:

Esporte, Lazer, Política Púbica, Direito Social

Resumo

Este estudo se destina a localizar o esporte e o lazer no aparato legal e institucional da gestão pública brasileira, mergulhando, de modo mais específico, no percurso federal, e buscando conhecer os fatores que participam da trama que organiza o esporte e o lazer como possibilidades de exercer cidadania em nosso país. Para consecução deste objetivo, utilizamos como referência temporal o período de 1930 a 2003, realizando uma pesquisa documental, seguida de levantamento bibliográfico da literatura relacionada à temática explorada. Percebe-se que ao longo do período, que a gestão do esporte e do lazer no Brasil é marcada por instabilidade, apresentando uma trajetória histórica frágil perante o desafio de consolidação de políticas de Estado. Desse modo, é possível afirmar que as políticas esportivas e de lazer carecem de melhor organicidade no planejamento governamental, cuja nova trajetória começa a ser percorrida a partir do reconhecimento do esporte e do lazer na Constituição Federal de 1988, bem como através da criação de um órgão ministerial específico que passou a tratar da pauta.

Biografia do Autor

Ana Elenara Pintos, Ministério do Esporte/Brasil

Mestre em Educação Física pela UnB. Doutora em Estudos do Lazer pela UFMG. Membro do Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Coordenadora Geral de Esporte Amador, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte.

Hélder Ferreira Isayama, Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil

Docente do Departamento de Educação Física e do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, ambos da UFMG. Líder do Oricolé - Laboratório de Pesquisa sobre Formação e Atuação Profissional em Lazer da UFMG. Editor da Revista Licere.

Publicado

2024-05-29