Os sentidos da saúde e a Educação Física: apontamentos preliminares

Marcos Bagrichevsky, Adriana Estevão

Resumo


Este ensaio pretende suscitar uma reflexão acerca do debate ‘em aberto' na Educação Física,
que trata das concepções sobre a saúde, suas limitações e necessidades, com vistas a sugerir elementos
para uma análise contextualizada do fenômeno na área. Para isso, buscamos considerar também alguns
referenciais recorrentes na Saúde Coletiva e Ciências Sociais, uma vez que esses campos do conhecimento
abarcam discussões de grande densidade, amadurecidas no enfrentamento de questões históricas
referentes à temática. Desse modo, o texto tem preocupação em registrar a emergencial necessidade de se
repensar as formulações teórico-metodológicas na Educação Física que balizam intervenções e políticas,
ditas de ‘Promoção à Saúde', buscando coaduná-las às perspectivas críticas, fecundamente disseminadas
na Saúde Pública.

Palavras-chave


Concepções de Saúde; Educação Física; Saúde Coletiva; Promoção da Saúde

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