A INFLUÊNCIA DE 2 MINUTOS DE RECUPERAÇÃO ENTRE SÉRIES SOBRE O NÚMERO DE REPETIÇÕES MÁXIMAS EM EXERCÍCIOS MONO E BIARTICULARES

Autores

  • Belmiro Salles
  • Fabrício Miranda Ribeiro
  • João Paulo Manochio Riscado da Silva
  • Jefferson da Silva Novaes

Palavras-chave:

treinamento de força, repetição máxima, intervalo entre séries e falha concêntrica.

Resumo

O intervalo entre séries no treinamento de força (TF) muscular tem influência direta sobre o volume de treinamento. O estudo teve como objetivo verificar o efeito da utilização de 2 minutos de intervalo entre séries nos exercícios supino horizontal (SUP) e tríceps pulley (TRI) sobre o número de repetições máximas (RM) realizado com cargas de 8 RM. Participaram do estudo 13 homens treinados (24 À 3 anos; 76,5 À 12 kg; 179 À 6). Os protocolos de treinamento do SUP e do TRI foram realizados em dias diferentes, sendo executadas três séries até a falha muscular concêntrica, com intervalos de recuperação entre as séries de 2 minutos. Utilizou-se ANOVA para medidas repetidas para verificar as diferenças entre o número de RM entre as séries e o posthoc de Tukey para identificar essas diferenças (p<0,05). Comparando o número de RM no SUP, todas as séries quando comparadas a anterior apresentaram redução significativa (p<0,05), sendo no TRI observada redução significativa somente da primeira para as demais séries. Os dados deste estudo demonstram uma variação da influência de dois minutos de intervalo sobre o número de RM realizadas entre a terceira série de cada exercício.

Biografia do Autor

Belmiro Salles

Possui Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física e Desportos pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) e Especialização em Treinamento de Força pela Universidade Gama Filho (UGF). Atualmente é aluno de Mestrado em Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), aluno de Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FISCLINEX/UERJ), membro do Laboratório de Pesquisas Clínicas e Experimentais em Biologia Vascular (BioVasc/UERJ), professor colaborador do Grupo de Pesquisa em Treinamento de Força (EEFD/UFRJ), professor e orientador convidado da pós-graduação em treinamento de força (UGF). Tem experiência na área de Educação Física e Fisiopatologia, com ênfase em treinamento de força, atuando principalmente nos seguintes temas: strength training, resistance training, repetition maximum, rest interval, exercise order, multiple sets, obesity, overweight, hypotensive response, vascular function, reactive hyperemic blood flow, cytokines, adiponectin e inflammatory biomarkers.

Downloads

Publicado

2011-03-31

Edição

Seção

Artigos