A DANÇA NA UNIVERSIDADE MODERNA: APONTAMENTOS A PARTIR DE UM ESTUDO DO CURRÍCULO DO CURSO DE BACHARELADO EM DANÇA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

Carlos Augusto Santana Pereira

Resumo


No decorrer do desenvolvimento histórico dos estabelecimentos de ensino na modernidade, inúmeros dispositivos disciplinares foram criados para que seu funcionamento ocorresse satisfatoriamente. No final do século XIX, um dispositivo em especial foi elaborado com o intuito de corresponder a tal intento: o currículo. Hodiernamente, principalmente na universidade moderna, a educação vem sendo compreendida como uma reprodução técnica, tendo no currículo seu principal aporte. Considerando a natureza do fazer artístico, que implica necessariamente num questionamento constante da realidade e na contestação incessante das experiências e vivências humanas de uma determinada sociedade e época, é possível supor que o problema da modernidade se apresente com maior gravidade no campo da arte. Desse modo, baseado principalmente na perspectiva pós-estruturalista de estudos do currículo, este trabalho analisa o currículo do curso de bacharelado em dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Buscou-se fazer um resgate do processo de criação do curso, analisando as rupturas e acomodações verificadas por esse currículo, ao longo de sua história, em relação ao lógos curricular moderno dominante. O estudo oferece subsídios para se pensar o ensino superior como espaço de negociação de poder e espaço público vital para o desenvolvimento do pensamento.

THE DANCE IN THE MODERN UNIVERSITY: NOTES FROM A STUDY OF THE RESUME OF THE COURSE OF BACHARL IN DANCE OF THE FEDERAL UNIVERSITY OF RIO DE JANEIRO.

Abstract: In pass of time historical development of education's establishments in modernity, countless devices were created to its operation would happen satisfactorily. In final century XIX, a special device was worked out with purpose to correspond such intention: the curriculum. At present, mainly at modern university, with objectives forming, the education has been comprehended as a technical reproduction, having in the curriculum its main contribution. To consider the nature of artistic practice, which necessarily raise a constant question about reality and in the incessant plea of human experiences in a particular society and age, it is possible suppose that the modernity problem presents with more gravity in the field of art. In this way, based on post-structuralism mainly in the perspective of curriculum studies, this work analyze the dance curriculum for bachelor course of Federal University of Rio de Janeiro (UFRJ). Sought here to rescue the process creation of course, analyzing ruptures and arrangements for this curriculum, in course of history, in relation to dominant modern curriculum lógos. The study offers subsidies to think about superior education as a space of negotiation's power and essential public space to the thinking development.


Palavras-chave


dança, universidade, currículo.Key words: dance, university, curriculum.

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