EDUCAÇÃO FÍSICA: PROCESSO DISCIPLINAR E PROCESSO TRANSDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Educação Física. Jogo. TransdisciplinaridadeKeywords, Physical Education. Play. Transdisciplinarity.Resumo
Discorremos, neste estudo, a respeito de uma pedagogia cuja pretensão é ser transdisciplinar. Essa pedagogia traduz os estudos realizados no grupo denominado Oficinas do Jogo, integrado por professores da rede oficial de ensino. A partir de estudos a respeito das teorias do jogo e do desenvolvimento, um conjunto de práticas pedagógicas é planejado e realizado. Com base em pesquisas realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, relatamos as possibilidades que uma pedagogia fundada no lúdico e no belo, orientada por uma pedagogia do conflito, tem de produzir repercussões em outras áreas do conhecimento, isto é, além da Educação Física. Utilizando material didático típico das Oficinas do Jogo e praticando brincadeiras, as crianças brincam de construir coisas de seu cotidiano. Nas brincadeiras, assim que conseguem êxito, são convidadas a realizar variações que superam o nível da atividade anterior. Os resultados são animadores, as crianças, além de enriquecer seus conhecimentos específicos de Educação Física, aprendem com mais facilidade conteúdos de sala, provavelmente porque as práticas das Oficinas do Jogo fortalecem elementos básicos da aprendizagem, tais como a imaginação, o pensamento, as expressões corporais e a sociabilidade, entre outros.
PHYSICAL EDUCATION: DISCIPLINARY PROCEEDINGS AND PROCEDURE TRANSDISCIPLINARY
Abstract: The present article expatiates on a pedagogical practice with transdiciplinary goals, which is the outcome of the research of a group called Play Workshop, formed by public school district teachers. It was written based on research made on Elementary School, and discusses whether it is possible for conflict-based pedagogical practices centered on beauty and play to positively influence children's progress in school subjects other than Physical Education. Drawing on theories of play and child development, a set of pedagogical practices was developed and carried out. Using typical Play Workshop material and popular children's games, students imaginatively rebuild their own reality; after successfully finishing a game, they are invited to take part in a more complex variation thereof. Results are promising; children not only seem to enrich their knowledge pertaining Physical Education, but also show greater progress in other school subjects—probably because Play Workshop activities stimulate basic components of the learning process, such as imagination, thought, body language and sociability, among others.