O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS ALUNOS E ALTERNATIVAS PARA TRANSFORMAÇÃO
Autores
Cíntia Cristina de Castro Mello
Daniel Bocchini
Demóstenes Winston Diogo Rosa
Fernanda Feliciano
Marcos Ribeiro das Neves
Marcos Garcia Neira
USP
Resumo
O intenso processo de transformação que tem caracterizado a sociedade contemporânea propicia uma visão múltipla, plural e fragmentada de homem, resultado da produção discursiva de uma sociedade marcada pela multiplicidade cultural que acolhe e potencializa o surgimento de diversas identidades culturais. Nesse contexto, a escola, enquanto instituição social, vê-se obrigada a atender e lidar com tal diversidade, porém, pelas suas práticas, na maioria das vezes acaba por reproduzir e reforçar determinadas identidades. O esporte, como um dos conteúdos presentes no currículo da Educação Física Escolar termina por refletir o processo de identificação e diferenciação que caracteriza a cultura hegemônica. Ao discutir esse fenômeno por meio de uma pesquisa exploratória, o presente ensaio apresenta alternativas para uma educação participativa e reflexiva, onde o aluno tenha condições de entender e interpretar criticamente as relações sociais.
Palavras-Chaves: Identidade Cultural; Educação Física Escolar; Esporte.
Biografia do Autor
Marcos Ribeiro das Neves
Especialista em Esporte Escolar pela FEF-Unicamp
Marcos Garcia Neira, USP
Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da USP.