O ESPORTE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: POSSÍVEIS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOS ALUNOS E ALTERNATIVAS PARA TRANSFORMAÇÃO

Autores

  • Cíntia Cristina de Castro Mello
  • Daniel Bocchini
  • Demóstenes Winston Diogo Rosa
  • Fernanda Feliciano
  • Marcos Ribeiro das Neves
  • Marcos Garcia Neira USP

Resumo

O intenso processo de transformação que tem caracterizado a sociedade contemporânea propicia uma visão múltipla, plural e fragmentada de homem, resultado da produção discursiva de uma sociedade marcada pela multiplicidade cultural que acolhe e potencializa o surgimento de diversas identidades culturais. Nesse contexto, a escola, enquanto instituição social, vê-se obrigada a atender e lidar com tal diversidade, porém, pelas suas práticas, na maioria das vezes acaba por reproduzir e reforçar determinadas identidades. O esporte, como um dos conteúdos presentes no currículo da Educação Física Escolar termina por refletir o processo de identificação e diferenciação que caracteriza a cultura hegemônica. Ao discutir esse fenômeno por meio de uma pesquisa exploratória, o presente ensaio apresenta alternativas para uma educação participativa e reflexiva, onde o aluno tenha condições de entender e interpretar criticamente as relações sociais. Palavras-Chaves: Identidade Cultural; Educação Física Escolar; Esporte.

Biografia do Autor

Marcos Ribeiro das Neves

Especialista em Esporte Escolar pela FEF-Unicamp

Marcos Garcia Neira, USP

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação da USP.

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Publicado

2010-01-07

Edição

Seção

Artigos de Revisão